
Elias Leite, diretor Comercial, Produtos e Marketing da Seguros Unimed, foi um dos participantes da abertura do Comitê Nacional de Mercado da Unimed do Brasil. O evento foi promovido no modelo híbrido, na última quarta-feira (10). Ao lado dele, estavam Rubens Carlos de Oliveira Junior, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Confederação, e Walter Cherubim Bueno, diretor de Comercial e Marketing da Central Nacional Unimed.
“Estamos aqui, neste evento, para buscar soluções, trabalhar juntos para superar desafios e problemas enfrentados por todos nós, como Sistema Unimed. Precisamos fazer as malas para embarcar nessa viagem juntos”, declarou o representante da Seguradora, que brincou ao final. “E aquilo que vocês não conseguirem resolver, a Seguros Unimed resolve”, completou.

Desafios e cooperativismo
Helton Freitas, presidente da Companhia, falou sobre as transformações do setor e o diferencial do valor da marca no País. Já Rodrigo Aguiar, superintendente Comercial e de Produtos Saúde e Odonto, apresentou os principais produtos da Seguradora, com destaque para os diferenciais do Sistema Unimed. Em seguida, Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da CNU, ressaltou a importância da essência do cooperativismo.
“Estamos vendo uma série de reorganizações mercadológicas, uma série de pequenas operadoras sendo consolidadas. Isso, claro, muda o ambiente competitivo. Mas entendo que o Sistema Unimed tem resiliência, porque oferece uma proposta de valor atraente a uma boa parcela da população. Hoje, esse novo momento, coloca uma reflexão para nós, Unimed: como vamos nos posicionar?”, afirmou Freitas.
“A nossa natureza é complementar portfólios, a atuação das singulares, em todas as nossas formas de atenção. Conseguimos mostrar, claramente, que nossos produtos se posicionam de forma diferente dos que costumam ser disponibilizados regularmente. Justamente para não ter nenhum aspecto concorrencial, ou conflito; mas abranger cada vez mais o universo de clientes que podemos atingir”, pontuou Aguiar.
“Precisamos entender uma coisa fundamental da Unimed: nós existimos para gerar trabalho ao médico cooperado. A operação de planos de saúde é uma das maneiras que temos de fazer isso […] O que a gente quer é fortalecer o Sistema Unimed, trazendo clientes, trabalho ao médico cooperado”, enfatizou Coimbra.

Integração estratégica
O encontro teve ainda apresentações do plano de marketing e de comunicação para a gestão 2021-2025. São quatro grandes compromissos: coordenar as ações de forma estratégica com as áreas de inteligência; atuação integrada das Unimeds Nacionais; definição de agendas setoriais para basear os relacionamentos político e empresarial; e indicadores alinhados aos objetivos.
Mais de cem pessoas acompanharam o Comitê Nacional de Mercado organizado pela Unimed do Brasil, entre os que estiveram presencialmente e aqueles que assistiram à transmissão online via plataforma fechada. Também foram abordados a renovação da marca; o posicionamento diante da concorrência; os nichos de mercado; iniciativas de modelos de negócio do Sistema Unimed; pesquisa de mercado; entre outros temas.
Além da própria anfitriã, Unimed do Brasil, da Seguros Unimed e da Central Nacional Unimed representantes da Federação Paraná, da Unimed Sul Capixaba e da Faculdade Unimed e da Federação Minas Gerais tiveram oportunidade de falar.















