O quanto a tecnologia pode transformar a vida das pessoas e qual é a importância dela para tornar o dia a dia dos idosos mais prático? Esse foi o foco da discussão do segundo painel organizado pelo Congresso Unimed de Longevidade: “Inclusão Digital”. Na ocasião, Odilon Wagner recebeu Ronaldo Lemos, colunista da Folha e apresentador do “Expresso Futuro”, no Globo Play; e Gustavo Caetano, fundador e CEO da Sambatech.
“É possível trabalhar, usar a tecnologia a favor, independentemente da idade”, afirmou o segundo convidado, que também é fundador da Associação Brasileira de Startups; eleito Empreendedor do Ano pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios; e autor do bestseller “Pense Simples”. “A tecnologia já faz parte das nossas vidas”, completou o especialista na área.
Lemos, como exemplo, comparou o aparelho de fax, o videocassete e a impressora aos smartphones. Além de evoluir, ressaltou, os equipamentos ficaram mais acessíveis. “A característica da tecnologia que temos no mundo de hoje é de ser mais amigável, mais fácil de ser utilizada”, enfatizou o professor da cadeira de Direito da Informática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Programação
Além de “Inclusão Digital”, também foram realizados mais dois debates — “Longevidade sem tabus”, com Regina Lins e Bruna Lombardi; e “Fake News e a Saúde dos Idosos”, com Flávio Morgado e Márcia Monteiro — e um talk show com Monja Coen, Antonio Pitanga e Ana Fontes. Na próxima semana, o Conexão Unimed abordará o terceiro e último painel promovido durante a edição 2021 do evento.