Em recente estudo publicado no Heart, por pesquisadores britânicos, é sugerido que fatores reprodutivos, ligados ao sexo feminino, podem estar associados ao aumento do risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Entre 2006 e 2010, os cientistas coletaram dados de 267.440 mulheres, entre 40 e 69 anos, acompanhando-as por, em média, sete anos. Nessa amostra foram encontrados 3.075 casos de doença cardiovascular, 1.635 casos de doença coronariana e 1.504 derrames.

Confira os principais fatores de risco:
- Menarca precoce
- Menopausa precoce (antes dos 47 anos de idade)
- Pouca idade no primeiro parto
- Histerectomia
- Aborto espontâneo
- Natimorto
A menarca antes dos 12 anos foi associada a um risco 5% maior para doença coronariana e um aumento de 7% no risco de acidente vascular cerebral. A menopausa antecipada e a pouca idade no primeiro parto foram ambos ligados a um maior risco de doença cardiovascular, enquanto uma história de histerectomia com remoção dos ovários mais do que duplicou o risco. Cada aborto aumenta o risco em 4%, e cada natimorto, em 14%.
Durante a pesquisa controlou-se indicadores como o índice de massa corporal, diabetes, hipertensão, tabagismo e outras características de saúde e estilo de vida. O mecanismo de como essa relação acontece ainda não está claro, mas os resultados sugerem que anormalidades reprodutivas sejam causadas pelos mesmos fatores que ocasionam doenças cardiovasculares, ou seja, inflamação e disfunção dos vasos sanguíneos.
A autora principal, Sanne A.E. Peters, pesquisadora da Universidade de Oxford, destacou que a triagem para doenças cardíacas “parece ser sensível entre as mulheres que estão no início de seu ciclo reprodutivo para ajudar a retardar ou prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares”.
O estudo dos fatores de risco no infarto do miocárdio observou que o pico de aparecimento do primeiro infarto do miocárdio nas mulheres era cerca de 8 anos mais tarde quando comparadas aos homens.
O artigo completo está disponível online.


















