Modalidade de seguro prestamista cresce no Brasil e atrai empresas que desejam segurança e garantias
A expansão do crédito em nosso país tem contribuído diretamente para o crescimento do seguro prestamista. Com a ascensão dessa modalidade, empresas de crédito começaram a ter dúvidas sobre o seu significado.
A seguir, trazemos alguns detalhes sobre o que é seguro prestamista?
O que é seguro prestamista?
O seguro prestamista se refere à garantia de que as prestações de um financiamento ou empréstimo serão pagas ainda que o segurado não consiga arcar com as parcelas devido a alguma eventualidade, como desemprego ou invalidez.
Ele pode ser oferecido em vários tipos de empréstimos e é uma possibilidade extra na hora de obter crédito por meio de instituições financeiras.
Para que serve o seguro prestamista?
O seguro prestamista possibilita a quitação parcial ou total da dívida do segurado, dependendo do contrato. Para as cooperativas de crédito, essa modalidade apoia a saúde financeira e evita a possível inadimplência dos clientes.
Em outras palavras, o seguro prestamista é uma ferramenta que auxilia na redução da sua falta de cumprimento de uma obrigação.
Como funciona um seguro prestamista?
Imagine que você finalmente encontra a casa dos seus sonhos. Para adquirir o bem, na falta de todo o montante necessário, realiza um financiamento a longo prazo, que deve ser quitado em 30 anos. Porém, dentro desse período, você fica desempregado por um tempo.
No caso de atraso no pagamento das parcelas e de acúmulo das prestações, o seu bem fica penhorado e há o risco de ter o seu patrimônio tomado. Em um exemplo como esse, o seguro prestamista pode garantir que as parcelas continuarão sendo pagas, minimizando esse risco.
Essa modalidade de seguro também pode ser assinada como contratação coletiva. Ou seja, alguns indivíduos estão expostos a alguns riscos, mas nem todos têm a segurança de que será possível completar totalmente a sua parte.
Dessa forma, o grupo contribuiu para uma espécie de fundo comum, em que as indenizações seriam pagas em caso de sinistro. Porém, também é levado em conta o seu impedimento de continuar a efetuar os pagamentos.
Em quais casos o seguro prestamista pode ser utilizado?
O seguro prestamista pode ser utilizado em alguns casos específicos. É muito comum que surjam dúvidas sobre esse assunto, por isso, abaixo estão algumas situações em que ele pode ser usado. Confira:
- Empréstimos junto a financeiras e bancos;
- Cheque especial de bancos;
- Cartão de crédito (para cobrir o saldo do cartão);
- Consórcios;
- Financiamentos de bens;
- Empréstimos com pagamento consignado em folha.
É importante mencionar que as seguradoras podem ter leves variações quanto a esse tópico. Em todo caso, é importante ler com atenção as cláusulas do contrato para saber se esse seguro é uma exigência da financeira, ou não.
Quem pode contratar seguro prestamista?
Ao contrário de outras modalidades, como seguro de vida, ou viagem, por exemplo, o seguro prestamista não é contratado diretamente com a seguradora. Como ele está relacionado a uma situação específica, a venda é realizada através da instituição financeira parceira.
Agora você deve estar pensando “o que é um prestamista?” ou “o que significa prestamista?”. Essa palavra diz respeito apenas à financeira que concedeu o crédito.
Isso quer dizer que ele é destinado a Bancos, Fundos Imobiliários, Administradoras de Consórcios, Correspondentes Bancários, entre outros. É nesse contexto que também entra sua Cooperativa de Crédito.
Quanto custa seguro prestamista?
O preço cobrado pelo seguro prestamista costuma ser menor do que o de um seguro individual. Esse valor a ser pago pelo serviço pode variar, já que depende de outros fatores.
O valor do custo varia conforme a necessidade do cliente, coberturas, valor do bem e prazo de financiamento. É importante mencionar que a regra de idade é a mesma de outros seguros: quanto mais elevada a faixa etária, maior o preço.
Seguro prestamista: Vale a pena?
Uma das grandes dúvidas dessa modalidade é: Vale a pena? A resposta é sim! Afinal, ele possibilita maior segurança no pagamento de dívidas. Isso quer dizer que os riscos de prejuízo reduzem consideravelmente.
Afinal, em caso de imprevisto com o cliente, sua cooperativa recebe o pagamento da dívida e mantém a organização financeira.
Agora que você já sabe o que é seguro prestamista, basta avaliar se essa modalidade é interessante de acordo com as necessidades da sua empresa. Se sim, veja as opções da Seguros Unimed.


















