Não é de hoje que os pets são considerados verdadeiros filhos. Segundo pesquisa do SPC Brasil, 61% dos donos de animais de estimação os veem como um membro da família. O afeto é tão grande que acaba se refletindo na saúde do corpo e da mente.
Os benefícios não se limitam apenas aos donos de cães e gatos, afinal, o carinho pelos animais é o responsável pelos efeitos. O importante é que eles tragam bem-estar, independentemente da espécie. “Os cães constituem, aproximadamente, 80% dos bichos usados na terapia assistida com animais. Porém, uma ONG americana chamada Pet Partners considera todos os animais domesticados, incluindo coelhos, galinhas, burros, lhamas, aves, porcos e cavalos”, pontuam os terapeutas integrativos Vanessa Queiroz e Ronaldo Caggisi.
A seguir, reunimos alguns benefícios que os pets trazem à saúde dos seus donos.
- Coração saudável
Ter um bichinho em casa beneficia o sistema cardiovascular de duas maneiras. Em primeiro lugar, é preciso considerar o equilíbrio emocional que eles trazem. “O estresse é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares. Mas quando você está emocionalmente equilibrado, ele pode ser desconsiderado”, afirma Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do HCor (Hospital do Coração).
Para que se tenha ideia, existe uma síndrome cardíaca desencadeada exclusivamente por um estresse emocional intenso – a Síndrome de Takotsubo, também conhecida como Síndrome do Coração Partido, mais comum em mulheres.
Outro ponto levantado por Pavanello é que, ao ter um animal de estimação ativo, a tendência é que você tenha que sair para passear com ele, lhe obrigando a também se movimentar. “Quanto maior o pet é, mais forte o exercício se torna”, aponta Pavanello.
- Controle da pressão arterial
Por todos os fatores citados acima, a pressão arterial também acaba mais equilibrada. Nitidamente, o benefício não é suficiente para que um indivíduo com hipertensão se trate apenas com terapia animal. “Os bichos apenas ajudam no tratamento”, pondera Pavanello.
- Auxílio a crianças e idosos
De acordo com Queiroz e Caggisi, a simples convivência ou contato por visitações, brincadeiras e distrações estimulam a melhoria nas relações interpessoais. “Terapias mais dirigidas são bastante eficazes na promoção de saúde física, aspectos ligados à socialização e emocionais, além de estimular as funções cognitivas.”
Os especialistas reforçam que idosos podem reduzir o tempo de recuperação de doenças quando há interação com animais – os terapeutas integrativos apontam que o motivo é o desejo de sarar para poder cuidar do pet. “O relacionamento com os animais leva os idosos à saída do sedentarismo, à prática de atividades físicas, a passear e promover cuidados diários com seus animais. Também assumem o papel de companhia como bons ouvintes que são”, acrescentam.
- Sistema imunológico fortalecido
Diversos estudos, inclusive um brasileiro conduzido por um grupo de pesquisa do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), apontam este benefício. No entanto, para Pavanello, a resposta imunológica é muito individual. “Se o paciente tem alergia ao pelo do animal, ele terá que lidar com uma maior quantidade de alérgenos caso tenha um pet em casa. Então, essa afirmação é paradoxal.”
Apesar disso, o especialista relaciona a melhor resposta imunológica à melhora do estado emocional de quem convive com animais domésticos. “Quando o emocional está prejudicado, o indivíduo fica mais vulnerável a infecções e tumores, do ponto de vista imunológico”, afirma.
- Alívio na depressão e ansiedade
Um estudo da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, mostrou que pessoas que acariciam seus cães tiveram aumento nos níveis de oxitocina – conhecido como “hormônio do amor”. Surpreendentemente, os níveis do hormônio também aumentaram no pet.
“Estudos anteriores já haviam mostrado que doses de oxitocina reduzem a atividade de circuitos cerebrais ligados ao medo, insegurança e ansiedade. O hormônio pode reverter sintomas típicos de depressão e induzir sentimentos positivos”, expõem Queiroz e Caggisi.
Diante de tantos benefícios, nada mais justo do que cuidar bem dos pets. Os segurados por produtos como Seguro de Vida e Residencial contam com a Assistência Pet, que oferecem serviços de assistências emergenciais e não emergenciais para que eles também fiquem com a saúde em dia.



















