Iniciativas inspiradoras foram premiadas, neste ano, no Inova+Saúde. Cumprindo o objetivo da iniciativa, é hora de ter um olhar atento para as experiências bem-sucedidas dentro do Sistema e de trocar experiências, garantindo a melhoria contínua nos processos de todas as cooperativas.
Confira os projetos escolhidos pelos jurados:
Gestão de Pessoas: Melhoria na assistência aos clientes retém cooperados
Com a implantação de um programa que alinha o conhecimento de diversas especialidades médicas às práticas mais demandadas no Serviço de Atendimento Móvel, a Unimed-BH venceu na trilha Gestão de Pessoas.
“Esse prêmio é fruto do movimento e engajamento de todo o time de colaboradores da Unimed-BH, com foco na construção de uma cooperativa sustentável e perene”, comemora o diretor Comercial e de Relações Institucionais, Luiz Fernando Neves Ribeiro.
O projeto “Educação continuada no atendimento móvel muda perfil do corpo clínico e atrai médicos cooperados”, iniciado em 2016, veio atender à necessidade de adequar a formação dos médicos do serviço móvel. Por meio de pesquisa, identificou-se que a grande maioria da equipe (69%) era formada por especialistas cirúrgicos e a maioria dos atendimentos prestados (61%) era realizada a pacientes idosos, principalmente com afecções crônicas e assistidos por programas de atenção domiciliar.
A iniciativa contemplou um programa de capacitação de médicos, com conteúdos construídos a partir dos treinamentos obrigatórios pela legislação e da análise dos motivos mais prevalentes nos atendimentos do serviço. Também foi priorizada a inclusão de instrutores cooperados especialistas no tema para ministrar os treinamentos.
Com o programa, a Unimed-BH aliou a qualificação da equipe frente à necessidade de atendimento dos clientes com a estratégia de atratividade para o cooperado, pelo aprimoramento de competências vinculadas aos desafios assistenciais e operacionais do serviço.
Entre os principais resultados do programa, destaque para a atração de médicos cooperados para o Serviço de Atendimento Móvel, que passou de 20% para 100%, e para o aumento de 6 pontos percentuais da resolutividade dos atendimentos, que saltaram de 23% a 29% entre os anos de 2014 e 2017.
Marketing: Campanha reduz índice de falta em consultas médicas
Vencedora da trilha de Marketing, a Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa apresentou os bons resultados da campanha ‘Sua falta faz falta’. Implementada em 2016, o trabalho teve o objetivo de estabelecer soluções para uma das maiores dificuldades encontradas na cooperativa: a falta dos pacientes às consultas médicas.
O case foi apresentado ao júri pelo presidente da Singular, Dr. Emerson Assis. A campanha contou com uma estratégia para aperfeiçoar o sistema de SMS, dando oportunidade de interação entre o paciente e a secretária, e contou com ações de conscientização com os públicos envolvidos. Foi criado, também, um material para busca de informações, envolvendo particularmente as necessidades de cada público envolvido.
“A Seguros é uma vanguarda na disseminação do conhecimento e na busca pela inovação dentro do Sistema Unimed. Estou aqui como o representante de um time engajado e fico bastante grato pelo reconhecimento”, disse o Dr. Emerson.
Sustentabilidade: Compliance é pilar estratégico na Unimed-BH
A Unimed-BH desenvolve desde 2014 o Programa de Compliance, um pilar do Sistema de Integridade Corporativa. O SIC é um conjunto de práticas e instrumentos que visam suportar as decisões, processos, resultados, limites regulatórios e monitoramentos em consonância com os valores da cooperativa.
Pautado na identidade organizacional, o programa objetiva atender a conformidade legal, as boas práticas e, principalmente, desenvolver a cultura de transparência e integridade na Unimed-BH. O programa permite trabalhar estes atributos em diversas frentes.
A inclusão do objetivo “Fortalecer os processos de defesa de interesses e de Compliance” no planejamento estratégico da Singular indica a relevância da iniciativa.
Como resultados do programa, destaque para: lançamento do Código de Conduta e Relacionamento; treinamento de 100% dos colaboradores no prazo de 90 dias; inclusão de cláusula anticorrupção nos contratos com terceiros; criação do Canal Confidencial e a criação do procedimento “Pergunte ao Compliance”. O diretor Comercial e de Relações Institucionais da Unimed-BH, Luiz Fernando Neves Ribeiro, foi quem apresentou o projeto à banca julgadora, em Foz do Iguaçu.