Planejar viagens de última hora é um desafio e tanto. No entanto, diante da rotina de plantões e consultas, é difícil encontrar profissionais da saúde que consigam, de fato, organizar as férias com antecedência – o modus operandi acaba envolvendo aproveitar um feriado prolongado ou folga inesperada para relaxar fora da cidade.
“Nestes casos, a principal dica é ter calma. Geralmente, planejar viagens com pressa pode gerar resultados ruins”, diz Amanda Santiago, fundadora da plataforma Quanto Custa Viajar, que informa os preços atualizados dos principais custos de uma viagem.
Escolha do destino
De acordo com a especialista, um dos fatores que mais encarecem uma viagem é escolher um destino que esteja em alta temporada. “No verão, os destinos de praia são mais procurados e mais caros. No inverno, os mais caros são os de serra. Por isso, fazer o caminho inverso à maioria pode ajudar muito”, completa Aline Soaper, coach e terapeuta financeira.
Este fenômeno acontece na cidade de Santiago em julho ou agosto – período de neve na capital chilena, o que eleva os preços de hospedagem e passagens aéreas.
Vale, ainda, procurar alternativas. “Em vez de ir para Porto de Galinhas (PE), que é um destino bem cobiçado, você pode achar praias incríveis menos conhecidas como Japaratinga (AL)”, diz Santiago.
Caso o destino escolhido seja no exterior, busque locais cujo real esteja valorizado, como alguns países asiáticos e da América Latina. “Veja como estará a temperatura para planejar sua mala, confira se é possível se locomover no destino de transporte público ou se vai precisar alugar um carro – caso precise, faça isso com antecedência”, aconselha Santiago.
Compra das passagens
Ao contrário do que se acredita, adquirir os tickets de última hora pode sair mais barato. Mas, para que a estratégia dê certo, é preciso ter sorte e sangue frio – do contrário, o bolso pode sofrer. “Se a aeronave não estiver cheia, o preço da passagem aérea será o valor mediano para aquele trajeto”, ensina Santiago. Para ficar por dentro, use o Google Flights. Nessa ferramenta, você pode ativar notificações para acompanhar o preço das passagens. Assim, caso elas fiquem mais baratas, você receberá um email avisando.
Outra dica é considerar aeroportos secundários. Por exemplo, se o destino for Orlando, nos Estados Unidos, você pode pesquisar passagens tanto para o Aeroporto Internacional de Orlando quanto para Orlando Sanford, Aeroporto de Tampa, de Fort Lauderdale ou de Miami.
“Horários de madrugada ou de manhã bem cedo costumam ter passagens mais baratas.
Viajar no dia do feriado – por exemplo, no dia 25 de dezembro – também costuma sair mais em conta do que viajar dias antes. O mesmo acontece com viagens feitas durante a semana em vez de finais de semana”, completa Santiago.
Economizando na hospedagem
Pesquisar também deve ser o mote neste momento do planejamento. Consulte sites de reserva de hospedagem e o próprio hotel para verificar o melhor preço. “Geralmente, as hospedagens ficam mais baratas em cima da hora, pois é mais vantajoso para o estabelecimento ceder uma reserva mais barata do que ter o quarto vago”, argumenta.
Antes de reservar a hospedagem, leia bem as avaliações. Com esses detalhes acertados, será possível pensar e traçar roteiros para cada dia da sua viagem – assim, você aproveitará todos os momentos. Para facilitar a tarefa, use o app Google Trips.
Fazendo as contas da viagem
Com as reservas e passagens garantidas, hora de colocar tudo na ponta do lápis. Ferramentas como o Quanto Custa Viajar ajudam a estimar o gasto diário com alimentação, atrações e transporte. Este cálculo é fundamental para que você reserve o dinheiro necessário.
“Defina um teto de gastos, incluindo o valor que você pode gastar em cada situação: alimentação, hospedagem, transportes, passeios etc. Assim, você evita sustos”, aconselha Soaper.
O ideal é evitar parcelar a viagem em muitas vezes, visto que este hábito favorece o descontrole financeiro. Caso o destino seja fora do Brasil, tome cuidado com o IOF cobrado em compras no cartão de crédito e verifique se o valor da cotação é definido no dia da compra ou no fechamento da fatura.
Da próxima vez que a oportunidade de viajar surgir, esteja preparado: “O melhor é ter uma reserva definida para essas surpresas boas da vida. Separe todos os meses um valor para ser o seu ‘cofre das viagens’ e, quando aparecer uma oportunidade de última hora, use estes recursos para este fim”, finaliza Soaper.


















