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Home Gestão e Finanças

Glosas: como evitá-las

Equipe Conexão por Equipe Conexão
19 de setembro de 2017
0
Glosas: como evitá-las
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As chamadas glosas podem trazer dor de cabeça para o profissional de saúde, especialmente àqueles que fazem a gestão do próprio consultório. Estima-se que esse tipo de processo atinge de 2% a 10% do total da receita de uma clínica. É possível, porém, tomar algumas atitudes para evitar que as glosas ocorram, criando mecanismos que facilitam o repasse dos custos para as operadoras.

A principal dica para os profissionais e instituições de saúde é formatar sistemas e processos para que reflitam todas as negociações feitas com as operadoras. O alerta é feito por Ricardo Bachert, diretor de operações da DAPX, empresa que trabalha com soluções para gestão. “As glosas significam que algo está fora do que foi acordado, gerando retrabalho”, explica.

O médico deve estar atento a detalhes que, por vezes, passam despercebidos. Um exemplo são os códigos referentes aos procedimentos e materiais utilizados. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualiza esses números em intervalos de três a seis meses, por isso é importante que o profissional verifique, a cada 90 dias, se está utilizando os dados mais recentes.

No caso dos códigos próprios dos planos de saúde, a verificação deve ser feita a cada nova negociação entre as partes. Além disso, Bachert acrescenta que nem todas as instituições de saúde possuem um sistema próprio para as cobranças, o que aumenta a chance de glosas. De acordo com dados da DAPX, atualmente 63% das glosas são decorrentes de valores registrados acima do combinado com as operadoras e outros 22% à introdução de códigos errados no momento de justificar determinada cobrança.

O especialista enfatiza que o repasse para os planos exige concentração, reciclagem e treinamento constantes. “As instituições maiores têm isso muito organizado, mas as menores não. Às vezes até a recepcionista é colocada para ajudar no processo, mesmo que não tenha sido treinada para isso”, pontua. De acordo com Bachert, a responsabilidade deve ficar apenas com as pessoas encarregadas pelas cobranças, normalmente os próprios médicos e funcionários do departamento financeiro.

Tags: cobrançaGestão Financeiraglosaso que são glosas
Equipe Conexão

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A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

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