Aumentar a adesão dos pacientes de doenças crônicas aos tratamentos é um desafio constante dos hospitais e instituições de saúde. No Estado Unidos, de acordo com informações do Digital Connected Health, a adesão é baixa e fica em torno de 50% a 60%. Pensando nisso, o Hospital Mount Sinai, em Nova York, criou uma estratégia inovadora que envolve aplicativo, pesquisa de comportamento e remuneração para o paciente que toma suas medicações corretamente.
O projeto foi desenvolvido pela Health 2.0, empresa de mídia digital e saúde, Wellth, companhia que criou o aplicativo, e New York City Development Corporation (NYCEDC), grupo formado por diversos profissionais que trabalham em prol do desenvolvimento da cidade.
O incentivo financeiro é aplicado aos pacientes de alto risco como uma forma de estímulo para que eles tomem seus medicamentos. O projeto piloto, que começou neste ano, contou com a participação de 12 pessoas.
A mecânica do aplicativo funciona da seguinte forma: o paciente ganha uma quantia em dólares por dia por tomar suas medicações exatamente como foi prescrito. No caso do Mont Sinai, os pacientes podem ganhar até 50 dólares por mês pela adesão. Para comprovar que tomou a medicação, o paciente envia uma “selfie” com a pílula no horário indicado.
Como o hospital atende a uma população que não possui altos níveis de educação e também é de baixa renda, a intenção é que o aplicativo e o sistema de pagamento sejam de fácil acesso e entendimento para que os pacientes participem cada vez mais. Com a iniciativa, a instituição busca melhorar as taxas de recuperação, diminuir o tempo de leito e os custos de tratamento.
Como a iniciativa ainda é um protótipo, ela está sendo avaliada e apresentadas em eventos de saúde para que o modelo possa ser debatido e quem sabe aplicado em outras instituições. Recentemente o projeto foi apresentado no painel “My Doc Paid Me to Do It: Incentives as a Better Route to Adherence” durante a última conferência anual da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), em Las Vegas.