A Faculdade Unimed oferece uma assessoria de gestão especializada para as operadoras de saúde e odontológicas se adaptarem com agilidade e eficiência às exigências da Resolução Normativa 630/2025. Ela foi publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Diário Oficial da União, em abril.
“Já realizamos total avaliação da RN 630/2022 e todos os nossos consultores estão preparados para atuar, junto das operadoras, nessa transição”, disse Cristiane Caldeira, coordenadora de assessorias, avaliação de rede, cursos e treinamentos focados em acreditação/certificação, normas e regulamentações da Faculdade Unimed.
O documento de 31 de março de 2025 altera a RN 507 — 30 de março de 2022 —, que regulamenta o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. A instituição de ensino superior auxilia na adaptação de processos para a busca da acreditação de acordo com as alterações.
Como funciona a assessoria
Cada operadora é preparada pela equipe da Casa do Conhecimento do Sistema Unimed para buscar a certificação do Programa de Acreditação de Operadoras, tornando-se elegível a receber bonificações conforme o nível atingido no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) da ANS. São três fases:
Etapa 1 – Revisitação dos itens da RN 630/2025 e início da atuação de implantação nos itens críticos.
Etapa 2 – Assessoria para implantação e/ou adequação de processos relacionados aos itens da RN 630/2025.
Etapa 3 – Capacitação dos colaboradores para interpretar os itens da RN 630/2025 e capacitação de auditores internos de conformidade à norma.
De acordo com a coordenadora de assessorias, avaliação de rede, cursos e treinamentos focados em acreditação/certificação, normas e regulamentações da Faculdade Unimed, os resultados desse suporte são:
- Conformidade com os requisitos da RN 630/2025;
- Mais qualidade na gestão organizacional e de saúde;
- Maior competitividade e credibilidade no mercado;
- Possibilidade de obter bonificações do IDSS no PQO da ANS.
Sobre a Resolução Normativa 630/2025
A RN 630 introduz mudanças e aprimoramentos nos critérios de avaliação, buscando maior foco em gestão de qualidade e transparência. Além disso, ajusta critérios importantes para garantir maior oportunidade para as operadoras exclusivamente de planos odontológicos buscarem pela acreditação.
“Por meio do conhecimento aplicado, contribuímos para a transformação dos processos das operadoras. Uma mudança que impacta no desenvolvimento dessas empresas, do cooperativismo e de todo o setor da saúde suplementar”, finalizou Cristiane Caldeira.















