
A Seguros Unimed, a InvestCoop e a Unimed Nacional estiveram presentes durante os dois dias (25 e 26) do 32º Seminário Nacional Jurídico, Contábil, Atuarial, Financeiro e Regulatório, realizado em São Paulo. O evento, promovido pela Unimed do Brasil, reuniu cerca de 800 participantes, dentre os quais especialistas renomados e líderes setoriais para discussões a respeito do momento atual da saúde suplementar, cenário político-econômico, regulamentação dos planos de saúde, reforma tributária (em tramitação no Congresso Nacional) equilíbrio entre acesso, qualidade e custos, judicialização crescente e marco regulatório, refletindo os desafios enfrentados pelo setor.
A abertura oficial do evento foi feita pelos vice-presidente da Unimed do Brasil, Emilson Ferreira Lorca, pelo presidente da Unimed Nacional, Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, pelo diretor de Finanças e Administração da Seguros Unimed, Antônio Abrão Nohra Neto, e pelo presidente da Unimed FESP, Eduardo Ernesto Chinaglia. Segundo Lorca, essa integração é essencial para uma gestão eficaz e uma governança sólida, promovendo a sustentabilidade e a longevidade do Sistema Unimed. Para Nohra, “é uma oportunidade valiosa para expandir o diálogo e disseminar conhecimento qualificado”.
Para o presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, a excelência da marca Unimed, com suas operações robustas e sustentáveis, reflete a sua capacidade técnica e inovadora e consolida práticas que fortalecem o ecossistema cooperativista. “A marca Unimed representa confiança e excelência. Por isso, iniciativas que ampliem a sua sustentabilidade e reforcem sua pujança são fundamentais para mostrarmos isso junto ao mercado”, justificou Chagas.
Verticalização: recursos dentro do Sistema
No segundo dia, o diretor de Gestão e Distribuições da InvestCoop Asset Management, Fábio Gomes, fez uma palestra sobre a “Estratégia de Verticalização e Desimobilização para o Sistema Unimed”, moderada pelo assessor da presidência da Unimed do Brasil, Eder Balliari. Gomes explicou que a InvestCoop permite que o Sistema Unimed financie suas próprias iniciativas, mantendo os recursos dentro do ecossistema: “Ao invés das cooperativas Unimed comprometerem seus recursos no mercado para construção de seus hospitais e equipá-los, entendemos que há uma forma de manter os recursos dentro do próprio Sistema, por meio dos fundos oferecidos pela InvestCoop”, salientou.
O executivo também destacou a criação da UniBlue, empresa de locação de equipamentos médico-hospitalares do Sistema Unimed, como propulsionadora da aceleração do processo de renovação e de modernização dos equipamentos médicos de hospitais, clínicas e laboratórios Unimed de todo o país. Conforme informou, a operação prevê investimentos de até R$3 bilhões nos primeiros cinco anos de operação.
Com 163 hospitais próprios, sendo 28 deles certificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Sistema Unimed continua a investir fortemente na verticalização para garantir retorno aos seus investidores e enfrentar os desafios do mercado.

















