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Home Destaque

Com ações internas e investimento em IA, Seguros Unimed reduz sinistralidade e ganha eficiência na gestão

Equipe Conexão por Equipe Conexão
26 de fevereiro de 2024
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Com ações internas e investimento em IA, Seguros Unimed reduz sinistralidade e ganha eficiência na gestão
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Após dois anos desafiadores por conta da Covid-19 — impactos da pandemia e mudanças na legislação —, a sinistralidade em Saúde voltou a cair. A Seguros Unimed fechou 2023 em 82,59%, graças ao crescimento da receita, ações de subscrição e de controles de fraudes, e do apoio de ferramentas de Inteligência Artificial. Essa mudança estratégica abrange diversos setores, marcando um salto significativo permeado pela inovação, um dos norteadores da Companhia. 

“Olhamos com cuidado para precificação, aceitação e gestão, com uma política de reajustes mais firme, aceitação mais rigorosa e evoluindo em relação à política de regulação de sinistros, inclusive, por meio de IA. Investimos no uso de Analytics e Inteligência Artificial em Gestão de Sinistro para corrigir falhas da operação, visando a redução de custos no pagamento de sinistros nos ramos Saúde, Vida e Ramos Elementares, especialmente”, disse Wilson Leal, diretor Executivo de Mercado e Tecnologia.

Aprimoramento em todas as frentes

Quando se fala no processo de modernização interna, diversos setores são impactados, entre eles Jurídico, Atuarial, Provimento, Promoção à Saúde, Comercial e Odonto. A Seguradora do Sistema Unimed, inclusive, adotou mecanismos de machine learning (aprendizagem automática) para análise de riscos, renovação de seguros, detecção de fraudes, entre outras funções para aprimorar a gestão e oferecer uma melhor assistência aos beneficiários. 

“A Seguros Unimed está na vanguarda dessa transformação, aproveitando o poder da IA para impulsionar a eficiência, a personalização e a inovação em todas as frentes. Estamos em constante busca pela otimização dos processos internos”, enfatizou. “Recentemente, focamos em modernizar nosso segmento de Previdência Privada. Agora, com processos 100% online, proporcionamos uma experiência ágil e simplificada, desde a contratação até a geração de propostas e boletos”, completou Leal.

Cuidado e eficiência na gestão

Na promoção à saúde, por exemplo, a Inteligência Artificial é utilizada para identificação dos clientes de alto risco clínico, com base em dados demográficos, perfil de utilização e dados assistenciais. A plataforma permite avaliar o perfil epidemiológico da carteira de forma mais assertiva, incluindo a previsão de custo futuro dos grupos de risco. Isso possibilita o direcionamento para ações assistenciais com foco na coordenação de cuidado.

O CIG [Classificação de Informações Gerais], ferramenta para análise de dados de gestão de saúde, foi desenvolvido pela Faculdade Unimed. É um algoritmo que classifica os processos hospitalares e ambulatoriais para atuar na gestão de sinistralidade e faz parte do Unimetrics. Os resultados observados num grupo de alto risco em acompanhamento, dentro do Programa Cuidando de Perto, da Seguros Unimed, demonstrou redução no custo médio de aproximadamente 67%, o que representa cerca de R$ 50 milhões de custos evitados ao ano.

“Temos algoritmos de classificação para a nossa carteira, baseados numa cooperação com a Faculdade Unimed. Buscamos atuar preventivamente diante dos riscos, a fim de  melhorar a qualidade de vida de nossos beneficiários, com programas de promoção à saúde/prevenção de agravamentos, ao mesmo tempo em que otimizamos os custos assistenciais”, informou Luis Fernando Rolim, diretor Executivo de Provimento Saúde, Vida, Previdência e Ramos Elementares da Seguradora.

Foco no cliente

Outros dois projetos se destacam quando se fala em tecnologia. Tina, consultora virtual de saúde bucal da Unimed Odonto, é um produto inédito no mercado ao usar IA na coleta de dados. É uma jornada digital: da contratação até ao acompanhamento do tratamento. E, em maio passado, nasceu o SorrIA, primeiro plano odontológico com Inteligência Artificial.

“Evoluímos nas entregas tecnológicas, visando sempre a inovação e o melhor atendimento ao cliente. A Tina ganhou uma identidade visual para criar um vínculo mais forte com o público. A ferramenta conta com cinco questionários e foi indicada para diversos prêmios”, enfatizou Fábio Nogi, superintendente de Odontologia e Inovação na Seguros Unimed.

Combate às fraudes

A tecnologia também assume um importante papel no combate às fraudes, como a recente parceria com a Neurotech, que projeta alcançar uma economia de R$ 5 milhões por ano, a partir de 2024.Vale lembrar que, em fevereiro de 2021, a Seguradora firmou um acordo com a DataRobot, com potencial de redução de custos na ordem de R$ 7 milhões anuais.

“Além disso, as novas ferramentas ajudam a moldar estratégias de vendas e previsões atuariais. Dessa forma, possibilita o aumento da precisão de metas, a antecipação de cenários de negócios e permite uma gestão mais eficaz de sinistros”, finalizou Wilson Leal, diretor Executivo de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed.

Estamos nas ‘nuvens’

Por fim, ainda no ano passado, todos os setores foram impactados por mais uma transformação digital: a Seguros Unimed se tornou pioneira na migração de 100% de sua operação para a nuvem. Além de uma economia anual de R$ 4 milhões, a iniciativa deverá reduzir o tempo de execução dos processos da Companhia em 70%.

Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

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