
O incentivo à inovação e a busca por melhorias para os beneficiários é parte da visão estratégica da Unimed Sergipe. Essa motivação possibilitou que procedimentos de neurocirurgia guiados por imagem, através do aplicativo Neurokeypoint AR, fossem agregados ao Hospital Unimed. O sistema foi idealizado por Bruno Fernandes, neurocirurgião cooperado da Singular.
O app utiliza recursos de realidade aumentada e de inteligência artificial para guiar intervenções minimamente invasivas. Os equipamentos para esse tipo de cirurgia têm um custo elevado, por isso, o médico se dedicou ao desenvolvimento de uma tecnologia mais acessível durante sua pesquisa de doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com auxílio do estudante de medicina Guilherme Almeida.
“Os resultados são muito satisfatórios. O aplicativo auxilia a encontrar com precisão milimétrica os tumores cerebrais e com um custo espantosamente mais barato. Passamos pelo desafio do desenvolvimento, depois pela fase da implementação e dos testes, quando evidenciamos a eficácia da ferramenta. Agora, chegamos à terceira fase do projeto, a da difusão da tecnologia, para que outros cirurgiões também tenham acesso a essa poderosa ferramenta”, afirmou Fernandes.
Resultado
O Neurokeypoint AR possibilita localizar pequenos tumores intracranianos com precisão, permitindo neurocirurgias minimamente invasivas, com custo bem menor em comparação aos aparelhos disponíveis no mercado. Por seu caráter inovador e pela relevância para a especialidade, o aplicativo recebeu o Prêmio “Mentes da Inovação”, promovido pela multinacional alemã Bayer. Até o momento, 65 pacientes foram operados, em três anos.















