A Faculdade Unimed, em parceria com a a 4U Ed Tech, empresa de ensino digital voltada à inovação tecnológica e profissionalização, realizou, entre os dias 24 e 27, a 3ª edição do maior congresso gratuito de saúde da América Latina, a Health Week. Trata-se de uma imersão on-line, gratuita e completa para profissionais de diversas áreas da saúde, como enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e gestores de hospitais, clínicas e consultórios. O evento tem como objetivo promover a atualização dos profissionais e, a cada dia, traz um macrotema.
No primeiro dia do evento, o diretor Acadêmico da Faculdade Unimed e superintendente de Novos Negócios da Seguros Unimed, Fábio Gastal, abordou o neuroprocesso de desenvolvimento e a sua ligação com a complexidade do ser humano.
Gastal fez uma análise histórica da humanidade desde o desenvolvimento da anatomia humana, passando pelo desenvolvimento do conhecimento neurológico, neuropsiquiátrico, neurofisiológico e da fisiologia, até à descoberta das vacinas, e das tecnologias, que possibilitaram o estudo de genomas humanos.
“Da evolução dos primeiros conceitos da anatomia humana até o desenvolvimento da moderna antibioticoterapia, que permitiu evolução de antibióticos, da quimioterapia e da profilaxia, utilizando substâncias químicas que mudam a evolução das doenças, chegamos à penicilina, que significou enorme colaboração à humanidade. O mesmo se pode afirmar sobre a descoberta da pasteurização de alimentos: quando o homem passou a conservá-los livres de contaminações, houve uma verdadeira revolução na indústria de alimentos. Ao poder estocar alimentos por mais tempo, a estabilidade alimentar da humanidade, necessária ao seu desenvolvimento, estava assegurada. “Somos como vivemos e o que comemos. Consequentemente se não nos preocuparmos com uma vida integral e integrada com a natureza e conosco mesmos, não poderemos levar uma vida saudável”, concluiu.
Envelhecimento ativo
O segundo dia da Health Week trouxe como tema central o “Envelhecimento ativo: desafios e soluções em saúde”. Em sua palestra –“Enfrentando os desafios da saúde para uma longevidade saudável, ativa e produtiva” –, o presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, destacou a “Tríade do Envelhecimento Bem-sucedido”, segundo a qual ter uma vida saudável, ativa e produtiva ao longo de toda a nossa existência, e não apenas após os 60 anos, é fundamental para que se chegue a essa fase da vida de modo satisfatório, participativo e seguro. “Em todas as fases da vida, criamos condições para o desenvolvimento ou prevenção de doenças. Isso exige uma abordagem do envelhecimento e da velhice mais longitudinal e intersetorial, ao invés de um olhar imediatista e focado em um único aspecto”, revelou.
Tecnologia na gestão da sinistralidade
“Inovação e IA: novas fronteiras na gestão da saúde” foi o macrotema do terceiro dia do Health Week. Na ocasião, o presidente da Seguros Unimed e diretor-geral da Faculdade Unimed, Helton Freitas, abordou em sua palestra a questão da importância das “Tecnologias para a gestão da sinistralidade”. Depois de fazer um breve histórico sobre o cenário da saúde suplementar no Brasil, e apresentar dados que mostram a estagnação do setor em razão da incapacidade da população de arcar com os custos crescentes da saúde suplementar, Freitas apontou a questão do aumento da sinistralidade como um dos pontos cruciais para a crise pela qual o setor de saúde suplementar vem passando.
Diante disso, informou que foi preciso desenvolver uma ferramenta capaz de buscar a melhor adequação desses sinistros aos custos assistenciais das operadoras. Nascia, então, o Unimetrics, sistema capaz de detectar padrões, tendências, pontos de ação, oportunidades de melhorias, clusters e outliers, fornecendo análises comparativas, retrospectivas e preditivas que servem como base para tomada de decisões e ações estratégicas, de formas ágil e proativa.
“O Unimetrics é uma tecnologia 100% brasileira que foi desenvolvida para a realidade das Unimeds. Ele permite o acompanhamento dos dados em tempo real, exibe as principais métricas e projeções de guias médicas, percurso assistencial, prestadores e empresas clientes, em uma interface intuitiva com acesso via web. O algoritmo é capaz de compreender e padronizar os diversos tipos de registros. Ele oferece agilidade e segurança na análise, tem implantação rápida e custo acessível. As abordagens analíticas do Unimetrics auxiliam na tomada de decisões mais conscientes, estratégicas e proativas, construindo uma cultura baseada em dados que resulta em melhoria de gestão”, explicou Freitas.
Por fim, Freitas apresentou dados que mostram que a sinistralidade na Seguros Unimed (em planos de saúde) teve uma queda de 3,31% entre 2022 e 2023, após a implantação do Unimetrics.
Cooperativismo na essência
O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, fez a abertura do último dia da Health Week, cujo macrotema foi “Inovação e gestão em saúde”. Ele falou sobre “Saúde e cooperativismo”, traçando um breve histórico da marca Unimed, desde os primórdios, e ressaltando que a marca, presente em nove de cada dez municípios, tem contribuído para internalizar a medicina de alta qualidade no Brasil.
“As origens do cooperativismo nos unem há 55 anos. Por meio dele, chegamos até aqui: somos o maior sistema cooperativo de saúde do mundo e o maior sistema privado de assistência à saúde do Brasil. Levamos os impactos positivos do cooperativismo às pessoas. Entre 2020 e 2022, foram feitos investimentos socioambientais de R$232 milhões. A marca Unimed é referência na memória afetiva de milhares de famílias brasileiras, pois temos o compromisso de oferecer o melhor atendimento em saúde”, destacou.
Encerrando o evento, o consultor da Seguros Unimed, Marcelo Smarrito, falou sobre “O futuro da saúde depois da IA”.
Clique no link para ter acesso a todo conteúdo gratuito da Health Week: