Além de economizar R$ 7 milhões por meio de machine learning na identificação de fraudes e ser pioneira no mercado com um projeto de armazenamento de dados em Data Lakehouse, a Seguros Unimed se prepara para finalizar mais uma iniciativa: o “Jornada para Cloud”, que deve gerar economia de R$ 4 milhões por ano.
“Muito mais do que uma tendência, migrar para a nuvem faz parte da transformação digital da Seguros Unimed. Além da redução de custos, esse projeto contribui para a segurança de dados, otimização de processos, oferece mobilidade aos colaboradores e ainda torna os negócios escaláveis”, afirmou Wilson Leal, diretor de Mercado e Inovação da Seguradora.
O projeto começou em janeiro de 2022, passando pelas etapas de proposta, aprovação e fundação com os times de Tecnologia da Informação e de Segurança da Informação — mais os usuários dos sistemas e as áreas de negócios. Em agosto, foi dada a largada nas fases de teste, desenvolvimento e homologação. A migração foi iniciada este ano.
“O objetivo é migrar mais de 200 servidores e mais de 30 aplicações e serviços localizados no datacenter atual para as nuvens Amazon AWS e Oracle OCI até o final de junho”, informou o dirigente. “Até o momento, estamos com 90% dos sistemas migrados para AWS e cerca de 50% dentro da cloud OCI”, completou.
Intercooperação e segurança
A Seguros Unimed teve apoio da Unimed do Brasil na obtenção de um custo unificado para as cooperativas do ecossistema no processo de migração da nuvem OCI (bancos de dados) e mobilização das Singulares dentro da “Sinergia Unimed Lab”. Já as negociações relacionadas à AWS (aplicações) estão em tratativas para também fazer parte da ação.
“Essa mudança é muito importante, não apenas do ponto de vista financeiro, mas no que se refere à segurança de informações sensíveis, como dados de clientes. Estamos investindo também para garantir total transparência dentro da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais [LGPD]”, finalizou o diretor de Mercado e Inovação da Seguradora.