Com apoio da Seguros Unimed, quase três mil hectares — o equivalente a 4,2 mil campos de futebol — estão, hoje, sob proteção ambiental privada. Eles são a soma de quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), em dois biomas: Mata Atlântica e Caatinga. Todos são administrados pela Fundação Biodiversitas, com quem a Seguros Unimed tem parceria desde 2019.
“Cuidar da saúde e do patrimônio das pessoas é o centro do nosso propósito. Esse cuidado precisa evoluir, ainda mais, frente à transição climática que já impacta a vida e o sistema de saúde”, disse Helton Freitas, presidente da Seguradora. “Apoiar iniciativas como essa faz parte da essência cooperativista e do nosso compromisso com a vida em todas as suas dimensões”, completou.
A entidade também auxiliou na criação de mais 100 RPPNs, e atua contribuindo com outras instituições na gestão e conservação de áreas de importância ecológica. Um dos projetos fruto dessa parceria, motivo de orgulho para a Seguros Unimed, é o Programa Permanente de Proteção da Arara-Azul-de-Lear — espécie que, na década de 1990, contava com pouco mais de 60 indivíduos na natureza.
“Hoje, segundo o último censo realizado pelo CEMAVE [Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres], são mais de 2,5 mil aves livres, graças a esse trabalho de preservação, pesquisa e educação ambiental da Biodiversitas. É gratificante fazer parte dessa jornada”, afirmou Freitas. “As reservas têm um papel estratégico na sobrevivência de espécies ameaçadas”, destacou.
Além da arara-azul-de-lear, a Estação Biológica de Canudos também protege outras 183 espécies de aves, como papagaios, periquitos, corujas e beija-flores. A Seguros Unimed também firmou, em 2024, um compromisso com a conservação do entufado-baiano, uma das aves mais raras do mundo. E há previsão de chegar a 4 mil hectares protegidos até o final do ano. Saiba mais, assistindo ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=LyKbAFEe9Do
Parceria essencial
A atuação da Companhia tem ganhado notoriedade nacional e internacional. A Seguros Unimed é a principal parceira para manutenção das reservas e custeio da Fundação Biodiversita. Em entrevista à Revista Encontro, Jorge Velloso, superintendente da entidade, enfatizou a importância e o comprometimento do braço segurador e financeiro do Sistema Unimed com a biodiversidade brasileira.
“Quem cria uma RPPN está garantindo que aquela área estará preservada daqui a 100 anos, exatamente como está hoje”, ressaltou. “É lamentável que o setor privado brasileiro ainda invista tão pouco na conservação. Mas temos em parceiros como a Seguros Unimed e a Taesa [empresa brasileira do setor de transmissão de energia elétrica] exemplos concretos de que é possível construir caminhos sustentáveis”, declarou.
DNA cooperativista
Internamente, nas unidades da Seguros Unimed, 100% da energia é limpa, proveniente de fontes renováveis — 33% de economia quando comparado com a utilização de energia convencional. “Mais do que nunca, sustentabilidade é gerar confiança, preparar as pessoas e cooperar com o futuro”, destacou o presidente da Companhia.
Como parte de seu engajamento com a pauta, a Seguradora é uma das patrocinadoras do VII Congresso Brasileiro de RPPNs, que será realizado nos dias 22 e 23 de julho de 2025, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte (MG). O evento reunirá especialistas de todo o país e contará com a participação de Helton Freitas como um dos palestrantes.