O conceito para quem quer um futuro financeiro mais seguro é baseado em rentabilidade, segurança e liquidez. E, no Multicoop, esse tripé financeiro tem mais uma “perna” fundamental em sua base: a transparência. Dessa forma, as Unimeds patrocinadoras podem contribuir para que seus cooperados e colaboradores desfrutem de um futuro mais sustentável.
“A nossa prioridade é garantir segurança, mantendo uma gestão responsável dos recursos previdenciários. E a transparência é um dos pilares da nossa gestão, permitindo que os participantes acompanhem detalhadamente como e onde seus recursos estão sendo aplicados”, disse Liliane Baldacci, diretora ARPB (Administrador Responsável pelo Plano de Benefícios) do Multicoop.
De acordo com ela, além de estabilidade financeira, todos podem acompanhar a rentabilidade dos investimentos por meio de relatórios detalhados, gráficos interativos e análises mensais, garantindo total transparência sobre os resultados do plano. As informações também ficam acessíveis no portal e no aplicativo do Multicoop, promovendo uma cultura de educação financeira.
“Cooperativas que aderem ao fundo proporcionam um benefício valioso, ajudando os participantes a planejar um futuro financeiro mais seguro e sustentável. Essa iniciativa fortalece uma cultura de planejamento financeiro e previdenciário, garantindo mais tranquilidade no momento da aposentadoria para quem busca estabilidade financeira no longo prazo”, destacou.
Restrições e segurança
Alinhada às normas da Resolução CMN nº 4.994/2022 e da Resolução PREVIC nº 23/2023, o fundo de pensão multipatrocinado voltado às cooperativas brasileiras, sob gestão da Seguros Unimed, apresenta percentual de alocação e/ou concentração menores que a legislação e não aloca em alguns segmentos de aplicação. O motivo? Evitar ativos que restrinjam a liquidez dos planos e/ou ativos que apresentem maior nível de volatilidade, ou seja, maior risco.
“A nossa política de investimentos é mais restritiva do que a legislação exige, priorizando sempre o equilíbrio, a segurança e a liquidez dos ativos, para que os participantes tenham confiança na previdência complementar oferecida”, explicou. “Além disso, não realizamos operações como empréstimos, garantindo que os recursos sejam utilizados exclusivamente para a previdência complementar”, completou Liliane.

Investimentos e perfis
Para proteger os participantes contra possíveis impactos financeiros adversos e reforçar a estabilidade da gestão, o Multicoop foca nos seguintes segmentos de investimentos: Renda Fixa, que inclui títulos públicos, CDBs, FIDC e debêntures; Renda Variável, que envolve ações de empresas; Imobiliário; e ativos no Exterior. Para quem deseja se aprofundar, basta acessar a Cartilha de Investimentos do Multicoop, clicando aqui.
“Também temos alocações em ativos imobiliários e internacionais dentro de limites controlados. O perfil arrojado pode investir até 10% no segmento imobiliário e até 5% no exterior, respeitando critérios rigorosos de segurança e diversificação”, informou Luciano Silva, gerente de Investimentos da entidade fechada de previdência complementar do Sistema Unimed.
Os investimentos são definidos de acordo com o perfil de quem investe, que pode escolher entre três possibilidades, de acordo com tolerância ao risco e horizonte de aposentadoria: Conservador, Moderado e Arrojado. Para facilitar a decisão, o Multicoop disponibiliza um questionário simples, preenchido durante o processo de adesão ao plano, ou no momento das campanhas para troca de perfil de investimentos.
Cooperativismo
Para as cooperativas interessadas em oferecer esse benefício, a adesão proporciona, ainda, vantagens fiscais e tributárias. Conta, inclusive, com um processo de investimento orientado pela equipe de especialistas do Multicoop. Esse acompanhamento auxilia na minimização de impactos, na mitigação de riscos e na geração de valor aos participantes.