O cenário da previdência social do Brasil está cada vez mais desafiador. Com o aumento da longevidade dos brasileiros, os meios de acesso ao INSS estão ficando mais rigorosos. Por isso, a Previdência Privada tem se tornado uma alternativa cada vez mais importante para garantir um futuro tranquilo. Viviane Mussolini, gerente nacional de Previdência na Seguros Unimed, falou sobre o tema ao boletim Conexão.
Conexão: Como o atual cenário da previdência pública no Brasil tem impactado a demanda pela previdência privada?
Viviane Mussolini: As regras de acesso à Previdência Pública (INSS) tornam a tão sonhada aposentadoria cada vez mais distante do trabalhador brasileiro. Isso porque elas sofrem atualizações constantes e sempre para um cenário desfavorável ao contribuinte, com vistas à tentativa de equilíbrio da máquina previdenciária. Quando a aposentadoria chega, quase sempre não é suficiente para cobrir as despesas básicas do cidadão. Por isso, o planejamento financeiro previdenciário torna-se indispensável a qualquer pessoa. E, neste sentido, a Previdência Privada é um dos investimentos de longo prazo mais completos e flexíveis do mercado. O investimento possui modalidades e formatos tributários que se adaptam às características da população brasileira. Por esse motivo, essa modalidade de investimentos vem crescendo no país.
Conexão: Qual a importância da Educação Financeira para o planejamento da aposentadoria?
Viviane Mussolini: De acordo com uma pesquisa realizada em Dezembro/23 pelo instituto DataFolha, 7 em cada 10 brasileiros não têm reserva financeira*. Desse total, somente 13% possuem Previdência Privada. A população brasileira não possui a cultura de poupança, como em outros países do mundo. Somos uma população com características “imediatistas”, onde bens duráveis são mais importantes do que pensar no amanhã. O problema é a falta de equilíbrio dessa equação. Diante desse cenário desafiador, a Educação Financeira é fundamental para despertar a consciência da necessidade de planejamento de futuro. E quanto mais cedo houver esse despertar, melhor, pois menor terá que ser a quantia poupada para obter um futuro mais tranquilo.
Conexão: O que a pessoa deve levar em consideração ao escolher as diferentes opções de planos?
Viviane Mussolini: A primeira coisa a se considerar é o formato utilizado para declaração de seu IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Quem opta pelo formato completo de IR, deve optar pela modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livre), pois os valores investidos podem ser abatidos do imposto, até o limite de 12% da renda bruta anual, desde que também seja contribuinte da Previdência Social (INSS). Esse benefício fiscal no presente, só o investimento em Previdência Privada concede! Já quem declara no formato simplificado de IR ou é isento, a modalidade ideal é VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre).
Conexão: Como a Seguros Unimed pode ajudar seus clientes a garantir um futuro melhor?
Viviane Mussolini: A Seguros Unimed possui opções de Fundos de Previdência que se adequam ao perfil de investimento desejado: conservador, moderado ou arrojado. Tudo vai depender da característica e apetite a risco do cliente, que tem a facilidade de optar por dividir a sua reserva em mais de um Fundo de Investimento, em uma única proposta. A Seguros Unimed ajuda o cliente a definir a melhor opção, por meio do serviço de “Consultoria online de Previdência. Além disso, disponibiliza o acompanhamento diário da evolução dos seus investimentos em Previdência na palma da mão, via SuperAPP ou site, com um formato simples e prático.