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Home Gestão e Finanças

Paciente oculto: veja como o método ajuda a melhorar o atendimento de seu consultório

Equipe Conexão por Equipe Conexão
10 de maio de 2017
0
Paciente oculto: veja como o método ajuda a melhorar o atendimento de seu consultório
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O conceito de cliente oculto é comum em outros segmentos, como varejo e prestação de serviços. No entanto, poucos profissionais de saúde sabem que essa metodologia também pode ser aplicada em consultórios e clínicas – os chamados pacientes ocultos.

“Eles nada mais são do que consumidores reais que já possuem o hábito de frequentar clínicas, consultórios e laboratórios, mas nessa situação são especialmente treinados para avaliar os serviços e atendimento”, explica Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e autora do livro “Cliente secreto: A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor” (Ed. Primavera).

 

Avaliação precisa

Uma das grandes vantagens deste método é que o profissional terá uma análise real da experiência do paciente, sem vieses.

Existem dois tipos de avaliação. Na primeira, o paciente oculto vai à clínica com uma queixa forjada para analisar todas as etapas do atendimento. Entre os itens avaliados estão o agendamento, as instalações físicas do consultório, tempo para ser atendido, cordialidade, como o profissional da saúde o tratou, se os procedimentos foram adequados de acordo com a queixa, se a anamnese foi detalhada ou superficial, entre outros.

Já a segunda é usada em hospitais e, por isso, é preciso internar o paciente oculto para que ele analise principalmente a área de hospitalidade. “Essa é muito delicada, pois precisamos forjar uma situação que justifique a internação, mas com o cuidado de não permitir que o infiltrado seja medicado”, relata José Worcman, sócio-fundador da OnYou.

 

Jornada do paciente oculto

De acordo com Worcman, trata-se de um trabalho a quatro mãos. “Antes de iniciarmos, sentamos com a clínica para fazer um checklist de fluxo de atividades, ou seja, listamos todos os procedimentos padrões que deverão ser verificados”, explica. Com a validação do contratante, o paciente oculto pode ir a campo e observar tudo o que está pautado.

Uma vez avaliados, os dados são levados à empresa que está fornecendo o serviço – que, por sua vez, os compila e faz uma apresentação ou um workshop para o gestor da clínica ou consultório. “À medida que estes elementos são colocados à prova, é possível entender no detalhe o que não está dando certo e pode ser melhorado e valorizar quem está fazendo um bom trabalho, seja na remuneração ou com outros benefícios”, completa o sócio da OnYou.

É possível contratar o serviço de maneira pontual, porém, muitas empresas oferecem pacotes com avaliações recorrentes, cuja periodicidade varia de acordo com as necessidades e orçamento do consultório – que podem ser mensais, bimensais ou trimestrais. O preço pode variar de R$ 400 a R$ 1.200 por avaliação.

Tags: atendimentoAtendimento MédicoCliente OcultoCliente SecretoConsultórioGestão de ConsultórioPaciente OcultoPaciente Secreto
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A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

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