
O terceiro Fórum Estratégico Unimed, realizado nos últimos dias 11 e 12, em Campos do Jordão, foi marcado por questões essenciais para a saúde suplementar, com foco no cooperativismo. Inovação foi um dos destaques do evento, que reuniu a liderança das Unimeds. A grande discussão foi como tornar os processos cada vez mais tecnológicos, valendo-se da Inteligência Artificial, sem, no entanto, abrir mão da humanização.
“É de grande relevância aproveitar as oportunidades, especialmente as novas tecnologias. E, apesar desses avanços tecnológicos, o papel do médico não será extinto; ele continuará a ser relevante, porque as máquinas não podem superar a humanização e a empatia”, afirmou Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, durante o painel “O futuro do cooperativismo médico”.

Também participaram do debate Omar Abujamra Junior e Adelson Severino Chagas, respectivamente, presidentes da Unimed do Brasil e da Unimed Participações; e Sarita Garcia Rocha, diretora Administrativa, Técnica e Operacional da Unimed Nacional. Freitas, inclusive, enfatizou a importância de ações e atitudes que reforcem a essência do cooperativismo.
“É necessário abordarmos as ineficiências no Sistema Unimed e nos unirmos para reduzi-las, buscando melhores resultados para o trabalho médico”, declarou, lembrando que todas as Unimeds têm a mesma missão: cuidar de pessoas. “Precisamos valorizar, cada vez mais, o cuidado e a atenção que o contato humano pode trazer”, enfatizou.

Parceria para o futuro
Na abertura, um memorando de entendimento para a criação de uma nova estrutura que integrará as áreas de tecnologia do Sistema Unimed foi assinado por Adelson Chagas, presidente da holding, Sergio Malburg, vice-presidente da Federação Santa Catarina, Paulo Roberto Faria, presidente da Federação Paraná, Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza, e Armando Bushina, CEO da Unio Soluções em Tecnologia.
“Essa assinatura é a diretriz mais importante neste movimento de futuro do cooperativismo médico”, disse Helton Freitas, que ressaltou a relevância da educação e a necessidade de que ela caminhe lado a lado com a inovação. “A Faculdade Unimed desempenha um papel essencial, à medida em que ela fortalece o modelo de negócios e capacita os cooperados e profissionais do setor”, finalizou Freitas, que também é diretor geral da instituição de ensino superior.
	    	
		    

















