A Faculdade Unimed comemorou, na terça-feira (17), 5 anos do seu credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC) como Instituição de Ensino Superior (IES). Nesta mesma data, em 2016, foi publicada a portaria que deu início ao seu percurso para oferta das graduações tecnológicas em Gestão Hospitalar e Gestão de Cooperativas, na modalidade presencial. Os cursos foram autorizados pelo órgão em outubro daquele ano, com notas 4 e 5, respectivamente.
Neste período, muitas foram as conquistas da instituição de ensino superior do Sistema Unimed nos pilares acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão universitária. Entre elas, a colação de grau das primeiras turmas de graduação presenciais, o credenciamento para oferta de cursos na modalidade EAD e a autorização das graduações a distância, a criação da revista científica, os projetos de extensão com a comunidade e a mudança para a sede atual em 2019, mais ampla e moderna, com 10 salas de aula para 400 alunos, auditório, laboratório de informática e aulas práticas.
Com sede em Belo Horizonte (MG), mas com atuação nacional, a Faculdade foi criada para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento de pessoas nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo feito, desde 1995, pela Fundação Unimed, que se tornou sua mantenedora a partir de 2016. “Esse é um importante marco na trajetória do Sistema Unimed como um todo, que foi pioneiro ao investir em uma instituição de ensino superior que carrega toda a tradição e credibilidade da maior cooperativa de saúde do mundo”, avalia o presidente da Fundação Unimed e diretor geral da Faculdade Unimed, Helton Freitas, que também é presidente da Seguros Unimed.
Atenta às tendências voltadas ao processo de aprendizagem, a instituição projeta voos mais altos e novas oportunidades. “Diante das rápidas transformações vivenciadas pela sociedade, a meta é tornar a Faculdade Unimed um laboratório de ideias, uma referência no campo do conhecimento nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo. Sendo a educação um dos princípios cooperativistas, o grande desafio é formar novas gerações de profissionais e cidadãos, em todo o Brasil, por meio de investimentos em EAD, ensino híbrido e em tecnologias inovadoras”, ressalta Helton.
A evolução da Faculdade Unimed passa pela sua equipe administrativa e por um corpo docente qualificado e com experiência de mercado. Além disso, com o credenciamento como IES, a instituição ganhou mais uma aliada para o compromisso em manter padrões de excelência nas soluções educacionais ofertadas: a Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes docentes, discentes, colaboradores e sociedade civil, que realiza periodicamente, uma autoavaliação institucional. Nesse processo, a comissão identifica potencialidades e oportunidades de melhoria que são divulgadas para a comunidade interna e para o Ministério da Educação, com o intuito de aprimorar os processos.
Clique aqui para saber mais sobre as conquistas da Faculdade Unimed nos pilares ensino, pesquisa e extensão.