Chegar em casa depois de um dia de trabalho, ouvir música, cozinhar, conversar com a família, assistir a um filme. Por mais maravilhoso que pareça esse cenário, para muita gente tem ficado cada vez mais difícil desligar-se das responsabilidades depois de terminar o expediente.
“As obrigações do dia a dia nos agitam. E a velocidade do mundo atual só acentua isso. Vivemos conectados o tempo todo, olhando os celulares diversas vezes. Tudo isso deixa os limites entre trabalho e vida pessoal menos claros”, explica a psicóloga e coach Chris Vilhena.
Mesmo com a dificuldade de fazer essa separação, entretanto, limitar o tempo dedicado às responsabilidades profissionais é fundamental para garantir a saúde física e mental no longo prazo. Para a psicóloga Marina Vasconcellos, é necessário “mudar a chavinha” do cérebro algumas vezes ao dia.
“Nosso cérebro precisa descansar. Se ele é exigido o tempo todo para uma mesma tarefa e não desliga, o organismo começa a sentir, podendo, inclusive, chegar a um colapso.” Esse estado de estafa, não é de se estranhar, acaba afetando todas as áreas da vida pessoa: prejudicando o sono, reduzindo a produtividade, aumentando o nível de estresse e a predisposição a doenças.
Se você tem essa dificuldade de dizer “não” ao trabalho, as especialistas ensinam algumas técnicas que podem ajudá-lo a desligar-se. Confira como fazer isso:
1) Reflita sobre o espaço que deseja dar a cada área da sua vida
A decisão de quanto tempo deseja dedicar à sua vida pessoal, profissional, estudos e momentos de lazer, por exemplo, é completamente pessoal. Não existe uma única maneira de encontrar o equilíbrio entre as diferentes áreas e o mais importante é que você encontre um caminho que lhe satisfaça.
Por isso, comece esse trabalho refletindo sobre as suas prioridades. Para visualizá-las com clareza, Marina sugere que você desenhe um círculo em um papel e divida, como em um gráfico de pizza, o tamanho proporcional que deseja dar a cada área. Por mais simples que pareça, essa atitude pode ajudá-lo a organizar melhor o seu tempo.
2) Planeje a sua rotina
Organizar o seu dia a dia pode trazer muito mais paz de espírito do que você imagina. A visualização de que é, sim, possível cumprir todas as suas obrigações naquele dia acalma a mente e facilita a execução. O conselho de Chris, então, é: coloque todos os seus compromissos em uma agenda e saiba reconhecer as suas prioridades.
“Isso o ajuda a se tornar ‘senhor do seu tempo’. Se surgir uma demanda extra ou você terminar o dia com alguma pendência, será mais fácil negociar e rearranjar os horários. Quando chegar em casa, não precisará ficar pensando no que deixou para trás, pois terá certeza de que dará conta de tudo.”
3) Estabeleça seus limites
Por mais difícil que seja fazer essa separação às vezes, você não precisa estar disponível para o trabalho 24 horas por dia. “Com os smartphones, ficamos conectados o dia todo. Mas é um direito seu estabelecer seu horário de trabalho”, coloca Marina. Para quem agenda consultas ou mantém contato com pacientes por WhatsApp, por exemplo, pode ser muito importante identificar o que realmente é uma emergência e precisa de resposta imediata.
4) Invista em técnicas de relaxamento
Práticas como de meditação, mindfulness e respiração conduzida também podem ser muito interessantes para quem tem dificuldade em desligar-se. “Elas podem ajudar a pessoa a afastar os pensamentos e entender o que é mais importante para ela naquele momento”, afirma Cris.
5) E, se necessário, procure ajuda profissional
Se achar que não está conseguindo, por conta própria, dividir o seu tempo de maneira saudável, a ajuda de profissionais como psicólogos e coaches pode ser muito bem-vinda.