Somente nos últimos dois anos, a Seguros Unimed investiu cerca de R$ 71 milhões em tecnologia e inovação, um dos pilares estratégicos da Companhia. E, dessa forma, se prepara e capacita para as duas principais megatendências mundiais: humanidade digital e economia resiliente e sustentável.
“Enquanto a tecnologia redefine a vida moderna, há também forte demanda por práticas que resgatam aspectos essenciais da experiência humana, equilibrando o digital e o físico. E surgem mais soluções e adaptações estruturais para lidar com a escassez de recursos, os desafios ambientais e os riscos financeiros e climáticos, em cenário de policrise”, afirmou Helton Freitas, presidente do Grupo Seguros e da Faculdade Unimed.
Compromisso com a inovação
Ele compartilhou a evolução tecnológica da Seguradora para potencializar o uso da Inteligência Artificial, como a migração Cloud, com 100% da operação na nuvem, e o Data Lakehouse — moderna arquitetura de armazenamento de dados. O objetivo é impulsionar a eficiência operacional, automatizar processos e combater fraudes.
“O compromisso com a inovação fortalece nossa atuação, permite mais eficiência e nos coloca na liderança do mercado”, enfatizou Freitas. “Uma das ferramentas desse arsenal tecnológico é a Unimetrics, desenvolvida pela Fundação Unimed, que trabalha com algoritmos avançados e Inteligência Artificial para apoiar na gestão da sinistralidade e no percurso assistencial”, completou.
Iniciativas na teoria e na prática
O presidente do braço segurador da marca também apresentou a Tina, consultora virtual de saúde bucal da Unimed Odonto; e o Stormia, hub de inovação da Seguros Unimed, que conta com uma série de iniciativas, como Ideias de Valor – Desafio de inovação; Open innovation (pilotos de projetos); e Stormia Datalab — programa de capacitação em dados.
“O intraempreendedorismo é estimulado e valorizado. Os colaboradores são incentivados a desenvolver protótipos de projetos inovadores, além de ter uma vivência prática, aliada à capacitação para desenvolver a cultura de inovação no time da Companhia. E, assim, desenvolver uma mentalidade empreendedora, trazendo novas alternativas para solucionar os desafios da empresa”, explicou Helton Freitas.
Referência internacional
Esse panorama foi apresentado no evento da Federação Internacional de Cooperativas e Seguros Mútuos (ICMIF), na última quinta (14), em Buenos Aires, na Argentina. O painel “Abraçando a transformação para excelência operacional e criação de valor” foi mediado por Andrea Keenan, vice-presidente Executiva e Diretora de Estratégia da AM Best, com palestras de Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed; Andrew Johnston, diretor Global de InsurTech da Gallagher Re; e Carlo Cimbri, presidente do Unipol Gruppo.