
A combinação entre sustentabilidade e economia rendeu o Prêmio Inova+Saúde à Unimed Belém, na edição deste ano. Ela foi a escolhida na votação do Sistema Unimed pelo projeto “Mercado Livre de Energia”. Além da redução de custos na energia elétrica em até 35%, a compra de energia em fontes renováveis diminui os impactos negativos da Singular ao meio ambiente.
“O projeto é resultado de investimentos tecnológicos e sustentáveis que a Unimed Belém vem fazendo ao longo dos anos, desde quando a atual diretoria assumiu. Nosso objetivo é otimizar os custos, sempre focando na qualidade dos serviços prestados aos beneficiários”, disse Robson Tadachi, diretor Administrativo da cooperativa nortista.
No Mercado Livre, o consumidor tem acesso ao mapa geral da gestão da energia e consegue negociar o preço (pela venda ou demanda) diretamente com a unidade geradora, possibilitando a contenção de despesas. Além disso, tem a opção de escolher a fonte de energia, entre elas, a chamada “energia incentivada”, ou seja, produzida por fontes 100% renováveis.

Economia
As unidades da Unimed Belém recebem energia elétrica de seguintes fontes renováveis: Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Eólica (EOL), Solar (SOL) e de Usinas Termoelétricas (UTE) com combustível a partir da biomassa — resíduos da cana de açúcar. Em apenas quatro meses de operação no Hospital Unimed Prime, inaugurado em agosto de 2021, a economia foi de R$ 316,9 mil.
“O principal desafio foi identificar novas formas e oportunidades para redução de custos de uma maneira geral, em especial, nas subestações, por conta do custo alto com energia elétrica. Assim, foram identificados projetos sustentáveis para implementação”, informou Tadachi, ao citar os diferenciais da iniciativa: “Energia limpa (renovável) e economia, além de gestão eficiente e eficaz do consumo de energia elétrica”, destacou.
Inspiração
Para finalizar, o diretor da Unimed Belém compartilhou boas práticas que podem ajudar outras Singulares. “Temos a implantação do Sistema Gestão de Qualidade na área da manutenção, que traz melhorias e maior eficiência; reaproveitamento de chuva da água em determinados pontos para utilização de maneira sustentável; e o nosso sistema fotovoltaico, também pensando na sustentabilidade”.
 
	    	 
		    

















