
O diferencial na forma de compartilhar as principais notícias do dia a dia internamente garantiu à Seguros Unimed o título do Prêmio Unimed de Comunicação e Marketing, com o primeiro lugar na categoria “Ações com Colaborador – Federação”. O anúncio foi feito pela Unimed do Brasil, na última quarta-feira (16), em evento online para o Sistema Unimed.
“Vejo essa conquista como um importante esforço coletivo para darmos saltos importantes na comunicação interna, dando voz às pessoas, reforçando a essência da cooperação em nossa Companhia e, principalmente, tornando os nossos processos mais ágeis, transparentes e assertivos”, disse Kátia Okumura, assessora de Comunicação na Seguradora.
Na edição deste ano, a Confederação recebeu um total de 341 projetos, de 84 Unimeds. O evento também contou com a presença de dois palestrantes: Fred Gelli, CEO da Tátil Design, consultor de branding, design e inovação; e do jornalista Pedro Doria, que abordou o tema “Como se Adaptar à Comunicação nas Redes”.
“A comunicação precisa ser sentida e fazer sentido. E, mais que isso, precisa tocar o outro. Transformar realidades, processos, reafirmar propósitos e alinhar caminhos. E isso só é possível com dedicação e paixão pela arte de comunicar, o que está tão presente em cada um do nosso time”, enfatizou Kátia.
Transformação
O projeto chamado “A Transformação da Comunicação da Seguros Unimed para Fomentar o Engajamento e o Senso de Pertencimento” apresentou o novo canal informativo (e interativo) para os 1,5 mil colaboradores da Companhia: a plataforma Workplace, nomeado de Coopera. A seguir, uma breve entrevista com Gabriele Stela Doro, especialista da área e responsável pela implementação da iniciativa.
Conexão: Qual era o principal objetivo de aderir à nova ferramenta?
Gabriele Doro: A implantação do Workplace faz parte de uma estratégia iniciada em 2019, com o objetivo de revitalizar os canais de comunicação da Seguradora. A ferramenta era a etapa final do projeto. A nossa proposta, desde o começo, foi ir além da rede social: trazer uma comunicação mais integrada, com maior engajamento e mais participativa, na qual os colaboradores também sejam agentes de comunicação. Para isso, em março deste ano, fizemos uma virada na comunicação interna, trazendo uma proposta mais simples, mais dinâmica e mais parecida com a das redes sociais.
Conexão: que o projeto proporcionou à comunicação interna da empresa?
Gabriele: Em menos de um ano, a gente percebe que os colaboradores estão mais engajados e mais por dentro do que é comunicado na empresa. Para ter uma ideia, atualmente, temos 95% dos colaboradores conectados no Workplace, sendo que o engajamento frequente é feito por metade desse público. Além disso, em três meses, contabilizamos mais de 3,5 mil comentários e mais de 33 mil reações só nos grupos.
Conexão: Qual foi o maior desafio durante o processo de implantação?
Gabriele: O nosso maior desafio foi entender o que faria mais sentido nessa nova comunicação, pensando na realidade da Seguros Unimed. Queríamos uma comunicação mais estratégica e aumentar o senso de pertencimento. Para isso, fizemos vários benchmarkings para entender o que deu certo e o que deu errado na experiência de outras empresas, buscando um resultado mais assertivo. Foi um trabalho desenhado e debatido, a todo momento, com nossa equipe e com outras áreas da empresa.


















