A Ford Motor Company lançou, nos Estados Unidos, um serviço de transporte médico não emergencial. Com o nome GoRide, o objetivo é atender a necessidade de deslocamento, para consultas e tratamentos médicos, daqueles que possuem problemas de locomoção, como idosos e cadeirantes.
O serviço conta com motoristas treinados, vans adequadamente equipadas, chegadas e partidas pontuais e a possibilidade de agendamento do transporte com antecedência de até 30 dias.
Após uma fase inicial do projeto piloto, a qual se iniciou no fim do ano passado, o serviço passou a operar de maneira oficial em abril deste ano e atende mais de 200 unidades da rede de saúde Beaumont Health, no estado de Michigan. Atualmente, o serviço possui uma frota de 15 vans, mas os planos são adicionar mais 10 até o meio do ano e chegar a um total de 60 automóveis até o fim de 2018.
As vans Transit Wagon, que compõem a frota do GoRide, possuem espaço para acomodar diferentes tipos de pacientes e flexibilidade na disposição dos assentos, que podem ser rearranjados para acomodar cadeiras de rodas. Em alguns veículos, também há portas de ônibus ou estribos para facilitar a entrada dos pacientes, rampas e elevadores de cadeira de rodas amplos que comportam equipamentos de tamanho não padrão – tornando-os viáveis também para pacientes bariátricos cujas opções de transporte anteriores eram limitadas a macas – e alças de segurança para ajudar os pacientes a entrar com mais estabilidade.
Com relação aos motoristas do GoRide, os profissionais passam por um treinamento completo para atender corretamente aos pacientes, ajudá-los a entrar e a sair dos veículos, auxiliá-los durante todo o processo de deslocamento de suas casas aos consultórios e para apoiar aqueles que precisam de macas ou outros recursos especiais.
Durante a fase piloto, segundo dados da nota oficial publicada no site da empresa, o serviço alcançou uma taxa de 92% de pontualidade e realizou viagens com tempos médios de espera de 10 a 30 minutos em solicitações de cadeirantes.
O serviço se mostra interessante sobretudo por conta dos números alarmantes em relação aos custos de consultas perdidas e à ineficiência nos agendamentos. De acordo com um relatório divulgado pela SCI Solutions, empresa especializada em tecnologia para saúde, essas falhas custam ao setor de saúde americana cerca de 150 bilhões de dólares por ano. Com novos serviços adequados de transporte não emergencial, como o da Ford, é possível buscar formas de encorajar os pacientes a praticar o cuidado preventivo com a saúde, reduzir as taxas de readmissão e a necessidade de atendimentos de emergência e evitar consultas médicas perdidas.
“É fato que muitas pessoas têm dificuldade de simplesmente chegar às suas consultas médicas”, diz Marion Harris, vice-presidente do Grupo de Negócios de Mobilidade da Ford, no comunicado oficial da marca. “Ao unir nossa experiência em veículos, tecnologia e design centrado nas pessoas, criamos um serviço que realmente entende e atende as necessidades dos pacientes, com conforto e qualidade. Ao mesmo tempo, ele ajuda a reduzir o tempo de espera e a otimizar o atendimento médico”, finaliza.



















