Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Equipe monitora pacientes e garante maior efetividade nos exames

Equipe Conexão por Equipe Conexão
15 de fevereiro de 2018
0
Equipe monitora pacientes e garante maior efetividade nos exames
Share on FacebookShare on Twitter

A experiência tem revelado que, no caso de doenças crônicas, o tratamento fragmentado tende a se tornar mais oneroso e também menos eficiente. Sem orientação e por não compreender os sintomas, o usuário pode entrar em contato com o profissional de saúde não adequado e, dessa forma, atrasar o diagnóstico e tratamento de sua real condição. Por isso, Unimeds em todo o país têm investido na Atenção Primária à Saúde.

É o caso da Unimed Grande Florianópolis. No modelo adotado pela cooperativa, o atendimento ambulatorial acontece inicialmente com o médico de família. Após a inclusão do paciente no programa, o profissional passa a ser sua referência e recebe a denominação de “seu médico”.

O programa conta com dois postos de atendimento: Ambulatório Médico da Unidade Própria, localizada no Centro de Florianópolis, e outro no Ambulatório Médico do Hospital Unimed, no município de São José.

Logo após se consultar pela primeira vez com o médico da família, o paciente que aceita participar do programa tem seus dados incluídos em uma planilha de controle que funciona como painel de monitoramento de sua saúde. Ali são incluídas informações relevantes, capazes de dar uma visão global do cliente, como data da última consulta, previsão de retorno, número de consultas realizadas nos últimos meses, fatores de ricos, atualização de vacinas, exames realizados ou que precisam ser feitos, entre outros, servindo como indicadores clínicos.

A equipe de atenção primária, formada por médico de família e comunidade, enfermeira especialista e técnica de enfermagem, avalia periodicamente o painel de monitoramento e realiza o rastreamento de doenças visando a prevenção. Dessa forma, quando a pessoa busca um novo atendimento, o profissional já possui acesso ao seu histórico de saúde, facilitando o acompanhamento ao longo do tempo.

Outra característica do modelo é ter uma agenda reservada, em parte, para atendimentos exclusivos e, também, para a demanda espontânea. Dessa forma, alguns serviços podem ser acessados rapidamente, em até cerca de 24 horas após sua solicitação, estimulando a busca por atendimento ambulatorial e desafogando o pronto atendimento. Essa procura fortalece o vínculo entre médico, paciente e equipe, já que o usuário constrói uma relação de confiança nos momentos que mais precisa.

Embora a maioria dos casos sejam resolvida na atenção primária, se houver necessidade de avaliação clínica específica, o próprio médico de família encaminha o cliente para outras especialidades médicas.

Desde a implantação, em maio de 2016, até novembro de 2017, foram realizadas 824 consultas pelos médicos de família e 635 atendimentos remotos por e-mail e/ou telefone pela equipe de apoio. Por meio do rastreamento de doenças foi possível ter um maior controle dos pacientes, possibilitando a prevenção de doenças, sustentabilidade da operadora e coordenação do cuidado.

Colaboraram com informações para essa matéria: José Francisco Zambonato, diretor de Contas Médicas, Cristiane Roberta Quadros, diretora de gestão operacional, e Marinês Ana Petri, gerente de Atenção à Saúde da Unimed Grande Florianópolis.

Tags: Atenção Básicaatenção integralAtenção PrimáriaCuidado IntegralMédico da famíliaUnimed Florianópolis
Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

Veja também esses posts

Helton Freitas propõe intercooperação como chave para avanço do Sistema Unimed

Apoio Logístico da Seguros Unimed recebe Prêmio Cliente S/A, como Líder em Operação de Call Center Interno

7 de julho de 2025
1.5k
Com coberturas adicionais, Pleno Ortodontia da Unimed Odonto agora pode ser contratado nas modalidades individual e familiar

Com coberturas adicionais, Pleno Ortodontia da Unimed Odonto agora pode ser contratado nas modalidades individual e familiar

16 de junho de 2025
1.7k
Janeiro Branco: programa de saúde mental da Seguros Unimed cresce 97% no número de participantes em 1 ano

Janeiro Branco: programa de saúde mental da Seguros Unimed cresce 97% no número de participantes em 1 ano

20 de janeiro de 2025
1.7k
5 hábitos saudáveis para prolongar a vida em mais de 10 anos

5 hábitos saudáveis para prolongar a vida em mais de 10 anos

15 de agosto de 2024
6k
Avançar post
Atenção primária: conheça a experiência da Unimed BH

Atenção primária: conheça a experiência da Unimed BH

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

por Time Conexão
11 de agosto de 2025
0
1.6k

O Prêmio Inova+Saúde 2025 chega à terceira fase, com a divulgação dos finalistas. Criada pela Seguros Unimed e organizada com...

Seguradora do Sistema Unimed conquista prêmio de Excelência em Serviços ao Cliente

Seguros Unimed lança solução completa com foco em profissionais da saúde

por Time Conexão
18 de agosto de 2025
0
1.6k

Um contrato, uma fatura e uma solução que proporciona três tipos de cuidado. Essa é a essência do novo produto...

Seguradora amplia presença no Paraná com parceria de seis Unimeds

Seguradora amplia presença no Paraná com parceria de seis Unimeds

por Equipe Conexão
1 de setembro de 2025
0
1.6k

Seis Unimeds fecharam novas parcerias para a venda e/ou contratação de produtos da Seguros Unimed, durante o 31º Simpósio das...

Mais completo: Seguros Unimed reformula seguro de Responsabilidade Civil para Administradores e Diretores

por Pablo Roberto Aguiar de Souza Melo
9 de setembro de 2025
0
1.6k

São Paulo, 19 de setembro de 2024 | Seguros Unimed | Foto: Nilton Fukuda O seguro de Responsabilidade Civil para...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed