Viver a rotina intensa de um profissional da saúde pode ser cansativo. São plantões, horas de trabalho seguido, casos clínicos complicados e diversas outras situações que o obrigam a conviver com o estresse. Por isso, é fundamental que se busque maneiras de repor as energias e restabelecer o equilíbrio mental e físico.
Um dos momentos mais revigorantes do dia é, sem dúvidas, a chegada ao lar. É lá que renovamos a energia para enfrentar a rotina novamente. No entanto, isso apenas acontecerá se a casa for um ambiente harmonioso e acolhedor. O impacto do ambiente sobre o cérebro é tão significativo que existe uma área do conhecimento dedicada ao seu estudo: a neuroarquitetura.
“Um ambiente equilibrado tem as coisas que mais gostamos. Não é necessário ter muitos móveis ou acessórios, apenas o suficiente e de forma bem posicionada”, define a arquiteta Elaine Gonzalez, do escritório UMM Arquitetura. A seguir, veja dicas para manter o lar harmonioso e revigorante.
1) Amor pelo lar
Só é possível se sentir bem em lugares que são de seu apreço. Assim, é preciso, antes de mais nada, ter cuidado e carinho pela casa. “Os ambientes nos representam. É preciso que eles sejam coerentes com o perfil das pessoas que vivem ali e com as atividades que elas executam”, explica Priscilla Bencke, arquiteta especialista em neuroarquitetura e Feng Shui.
2) Limpeza e organização
Desordem visual pode causar desordem mental, atrapalhando o momento de relaxamento. “Manter os ambientes limpos e organizados ajuda na nossa organização interna, afinal, lugares com excesso de móveis e outros elementos causam confusão sem ao menos percebermos de onde ela vem”, diz Gonzalez.
3) Energia que flui
Ventilação e iluminação natural são pontos importantes para aumentar o bem-estar dentro de um lugar – e este ponto é especialmente importante para o Feng Shui, que trabalha para equilibrar a energia dos ambientes. “Isso também ajuda a regular o ritmo circadiano, afinal, a luz tem grande impacto na produção de melatonina”, relembra Bencke.
4) Elementos naturais
O conceito de biofilia – termo usado para descrever o amor pela natureza – vem sendo estudado para mostrar que o simples fato de estar próximo à natureza é benéfico para o ser humano. De acordo com essa teoria, ao longo da evolução, fomos programados para amar tudo o que é vivo, em vez de objetos. “Trazendo isso para o design, basta incluir elementos da natureza à decoração. É fácil inserir flores, plantas e pisos de madeira. Até mesmo vegetação artificial ou um quadro com uma paisagem pintada têm esse poder”, afirma Bencke.
5) Manter a harmonia
Esses passos devem receber atenção de tempos em tempos – especialmente organização e limpeza, que devem ser mantidas, se possível, diariamente. “As energias precisam ser constantemente renovadas. Os pequenos cuidados do dia a dia, como manter as janelas abertas e limpar tudo, são fundamentais para ter ambientes harmônicos”, defende Bencke.
Para manter tudo em ordem, a Seguros Unimed oferece assistência residencial aos detentores do seguro de vida, incluindo serviços como chaveiro, guarda de animais de estimação, hidráulica, vidraçaria e até mesmo de limpeza.