
Concluir um mandato é, ao mesmo tempo, entregar um legado e abrir caminho para um novo ciclo. Pensando nesse momento de transição, a Seguros Unimed disponibiliza o Plano Unimed Dirigente, uma solução estruturada para garantir tranquilidade financeira e foco em novos projetos. E, agora, com uma novidade: a modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
“Um dos pilares do cooperativismo é a democracia. Dessa forma, a previdência exclusiva para lideranças surge como uma ferramenta estratégica para transformar o tempo de dedicação dos dirigentes em segurança financeira de longo prazo”, disse Helton Freitas, presidente da Seguradora.
O destaque deste novo ciclo é o Unimed RF Coop, uma solução de previdência criada para quem busca crescimento com segurança e proteção patrimonial. O produto traz diferenciais competitivos, como gestão de alto nível; taxa de administração competitiva; além de eficiência operacional.
“A carteira de investimentos é conduzida pelo BTG Pactual, referência no mercado, com foco em entregar rentabilidade superior. E esse plano mantém a taxa de carregamento zero durante toda a vigência do contrato, garantindo que a totalidade dos aportes seja rentabilizada”, reforçou Freitas.
Ao concluir sua jornada na diretoria da Unimed, o executivo possui autonomia sobre o patrimônio construído. É possível optar pelo resgate total ou converter o saldo em uma renda mensal recorrente. Existe, ainda, a possibilidade de manter o investimento ativo para garantir uma transição suave entre a vida executiva e a aposentadoria.

Eficiência fiscal e rentabilidade
O VGBL é ideal para quem busca simplicidade tributária ou que já atingiu o teto de deduções do Imposto de Renda. A principal vantagem desta modalidade reside na tributação: no momento do resgate ou da conversão em renda, o IR incide apenas sobre os rendimentos acumulados, e não sobre o capital total investido.
Diferentemente de planos de previdência convencionais disponíveis no mercado, o Unimed Dirigente da Seguros Unimed foi desenhado para acompanhar o ritmo da carreira pública e estatutária, com diferenciais que garantem maior rentabilidade aos participantes:
- Taxa de carregamento zero – isenção total de taxas sobre as contribuições durante toda a vigência do contrato, garantindo que 100% do recurso seja investido.
- Aporte da cooperativa – modelo de coparticipação permite que a Unimed contribua com até 20% do salário do dirigente, potencializando a reserva.
- Flexibilidade – ao final do mandato, o líder decide entre o resgate total, parcial ou a transformação do saldo em renda mensal recorrente.
Versatilidade com o PGBL
Embora o VGBL seja a novidade, a Seguros Unimed mantém o formato PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) disponível para quem opta pela declaração completa do Imposto de Renda. Neste modelo, é possível deduzir as contribuições na base de cálculo até o limite de 12% da renda bruta anual.
Para quem busca otimizar esses ativos, é fundamental estar atento às regras operacionais dos dois modelos de Plano Unimed Dirigente:
- Vigência e Reeleição – o contrato é estritamente vinculado ao período do mandato. Em casos de reeleição, não há renovação automática; é indispensável a emissão de um novo contrato para o novo ciclo.
- Elegibilidade Estatutária – o benefício é destinado apenas a dirigentes estatutários, sendo vedada a inclusão de profissionais sob o regime CLT.
Acúmulo Real – não existe previsão de contrato retroativo. A reserva é formada a partir da vigência do plano, o que reforça a importância da contratação imediata ao assumir o cargo.

















