Otimizar os processos para redução de custos operacionais e assistenciais, bem como aprofundar os estudos de casos na Unimed Belém. Esses foram alguns dos objetivos da pós-graduação em Excelência Operacional na Saúde – Lean Six Sigma in-company, aplicada pelo Instituto Albert Einstein de Ensino e Pesquisa aos dirigentes, gestores e lideranças da Unimed Belém.
A especialização, que iniciou em 2021, terminou no último dia 20, com a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), entrega de certificados e breve relato da trajetória e propósitos da Cooperativa. Na ocasião, Sandra Leite, diretora Financeira, falou resumidamente sobre o propósito das aulas. Ela enfatizou, ainda, a importância da capacitação para a Singular nortista.
“A Unimed Belém já passava por um processo de profissionalização de gestores e nós tivemos a oportunidade de conhecer a experiência do Albert Einstein com a excelência operacional no modelo Lean Six Sigma. Como estamos seguindo essa linha da governança e da acreditação, precisamos fazer melhorias de processos, pois o mercado e as normas da ANS estão cada vez mais exigentes”, disse.
Teoria e prática
A cerimônia de apresentação dos TCCs contou com a exposição de sete trabalhos. As equipes se atentaram em trazer temas com aplicabilidade nos processos internos da Cooperativa. Um deles foi apresentado por Isamu Lima, coordenador de Saúde Digital: “Jornada do paciente submetido à apendicectomia no Hospital Unimed Prime”. O médico contou sobre o processo de aprendizagem na execução do trabalho.
“Conseguimos transformar teoria em prática. Fazer essa aplicação foi um desafio, foram muitos debates e muitas mudanças em relação ao escopo inicial do projeto, para assim agregar todos os dados e indicativos. É muito interessante conseguir aplicar as melhorias em nosso dia a dia e no hospital. Isso foi um grande ganho e aprendizado para nós”, declarou.
Convidado ilustre
Profissional de destaque do Instituto Albert Einstein, André de Britto, coordenador Geral dos programas de gestão da instituição de ensino, viajou de São Paulo para a capital paraense, onde acompanhou as apresentações. O profissional, compartilhou suas ponderações acerca das propostas.
“Esta capacitação é significativa desde o novo líder ao presidente. É importante que os projetos sejam executados assim que possível, até mesmo os de longo prazo e, que os profissionais continuem se preparando para continuar alcançando os melhores indicadores na cooperativa”, destacou.
Sobre a certificação
A certificação Green Belt Six Sigma possui foco no combate à causa que origina uma queda de produtividade dos produtos ou serviços entregues por determinada organização. Ao concluir a certificação, os profissionais serão capazes de identificar os problemas de produção de um negócio e implementar soluções para erradicá-los.


















