Momentos de folga costumam ser raridade na rotina do profissional de saúde. Por isso, todo e qualquer feriado deve ser aproveitado ao máximo – seja viajando ou descansando. Quem escolhe a primeira alternativa tem à disposição destinos perfeitos para quem tem apenas alguns dias para desfrutar. A seguir, confira sugestões de roteiros para solteiros, casais e famílias que podem ser curtidos em apenas um feriado prolongado.
Viagens para solteiros
Florianópolis (Santa Catarina): rica em opções de ecoturismo e turismo de aventura, a capital catarinense também possui vida noturna agitada e praias de tirar o fôlego.
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): “a capital carioca atrai turistas do mundo todo e fornece o que há de melhor em termos de baladas e natureza”, afirma Tuanny Honesko, analista de conteúdo da eDestinos. Os amantes de samba poderão se divertir na boemia da Lapa e os apreciadores da vida noturna aproveitarão bem o que o Leblon e a Barra da Tijuca reservam.
Praia de Galinhos (Rio Grande do Norte): localizada a 160 km de Natal, é indicada para quem deseja curtir a paisagem sozinho, pois é rodeada de dunas, praias desertas, salinas, manguezais e paisagens paradisíacas. A natureza é praticamente intocada – apenas é possível chegar lá de barco ou com veículo 4×4 pelas dunas.
Viagens para casais
Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul): a região – que é composta por cidades como Gramado, Canela, Garibaldi, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis – é uma das mais procuradas para lua de mel. Portanto, visitá-la é boa pedida para quem deseja um feriado romântico. “O vinho produzido na região é considerado um dos melhores do Brasil e já foi e premiado internacionalmente. Conhecer as vinícolas espalhadas pelo Vale dos Vinhedos, como Miolo e Casa Valduga, é programa obrigatório para quem deseja testemunhar a produção e degustar os tintos, brancos e espumantes”, indica Pedro Correia, porta-voz e responsável pela operação da momondo no Brasil.
Mendoza (Argentina): considerada a capital dos vinhos do país vizinho, a cidade tem um ritmo vagaroso perfeito para casais, que podem saborear uma boa taça da bebida nas chamadas bodegas – ou, em bom português, vinícolas. “O turismo gastronômico também é muito forte na região”, aponta Honesko.
Lençóis Maranhenses (Maranhão): seus 156 mil hectares de área total repletos de paisagens paradisíacas permitem que o casal encontre uma praia deserta para curtir tranquilamente. “A dica é explorar o parque com ajuda de um guia especializado, por causa do acesso restrito. Mas vale qualquer esforço para ver de perto um cenário repleto de dunas brancas, que chegam a 40 metros de altura, entrecortadas por lagoas de água doce incrivelmente azuis e verdes”, recomenda Correia. Vale chegar ao local pela cidade de Barreirinhas, a 260 km da capital São Luís, e fazer um passeio pelo Rio Preguiça para conhecer as lagoas Azul e Bonita – as mais famosas do parque.
Viagens para a família
Orlando (EUA): não é por um acaso que a cidade, localizada na Flórida, é considerada a capital mundial da diversão. Ela é repleta de parques temáticos, sendo o mais celebrado o Disney World. De acordo com Honesko, é possível visitar suas atrações em apenas três dias – ou seja, o tempo perfeito para curtir um feriado prolongado com os filhos. A cidade também abriga os parques Universal Orlando e Sea World.
Penha (Santa Catarina): a cidade catarinense é o lar do Beto Carrero World, maior parque temático da América do Sul. São mais de 100 atrações contidas em aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, que oferecem aos pequenos desde lições de ecologia até brinquedos radicais e apresentações temáticas.
Lages (Santa Catarina): pioneiro no turismo rural no Brasil, é o lugar ideal para oferecer às crianças uma experiência marcante: a programação da cidade inclui ordenha e recolhimento do gado, colheita de frutas, pescaria e cavalgadas. Tudo isso é oferecido pelos fazendeiros locais, que abriram suas propriedades e contam com infraestrutura caprichada para receber os hóspedes.