Motivação é o ponto-chave para nos mantermos engajados com determinada atividade. E com o trabalho não é diferente: se você quer ter uma equipe comprometida com as suas funções e pronta para atender aos pacientes com atenção e cuidado, precisa compreender suas demandas.
“A motivação é o espírito da equipe. Ela existe quando todos os que entram em contato com funcionários da empresa percebem que eles desejam resolver os problemas e estão empenhados em fazê-lo. Ela é um fator fundamental para que a companhia apresente resultados duradouros”, explica Silvio Celestino, autor do livro “O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes” e sócio-fundador da Alliance Coaching.
Neste texto, apresentamos, então, cinco medidas que você pode tomar para manter (ou aumentar) a motivação dos seus funcionários. Confira.
1) Entenda o que a sua equipe quer
Cada pessoa é de um jeito – tem sua própria personalidade e aspirações. Sendo assim, o primeiro passo para conquistar uma equipe comprometida com as atividade é entender as necessidades dos funcionários de maneira individualizada.
“Para isso, os gestores podem fazer duas perguntas aos seus profissionais: ‘Qual é o valor que você vê em trabalhar na empresa?’ e ‘Qual é o valor que você vê em trabalhar em nosso departamento ou clínica?’. Essa duas perguntas mostrarão os principais motivadores de cada funcionário”, explica Celestino. Essas informações, então, podem ser utilizadas para elaborar a melhor estratégia de abordagem de cada pessoa – e também da equipe como um todo.
2) Tenha jogo de cintura
Lidar com diferentes pessoas de maneira eficiente exige adaptação ao contexto de cada um. Assim, Andreia Santos, consultora de RH da Luandre, acredita que jogo de cintura seja essencial para manter o grupo funcionando de maneira coesa. “O gestor precisa ser flexível para entender as situações e saber conduzi-las de forma que não prejudiquem a equipe e tampouco o profissional.”
3) Invista em formação
O sentimento de que está crescendo profissionalmente e adquirindo novos conhecimentos é um fator motivacional para muita gente. Por isso, investir na formação de seus funcionários pode fazer com que eles se sintam mais valorizados, além, claro, de aumentar suas habilidades técnicas. “Cursos na área da saúde são de extrema importância, já que os conhecimentos específicos têm grande valor para a empresa”, afirma Andreia.
4) Acompanhe os funcionários
Um bom líder precisa, necessariamente, saber se comunicar com os seus funcionários. E, para mantê-los motivados, é essencial acompanhar o trabalho de cada um e oferecer orientação. Enaltecendo pontos fortes, corrigindo deficiências e oferecendo feedbacks será possível aproximar a clínica de cada um dos profissionais.
É importante que esse contato seja constante, para que novas necessidades possam ser percebidas. “Quanto mais a empresa cresce, por exemplo, maior a necessidade de os gestores fazerem esse acompanhamento de perto”, defende Celestino.
5) Ofereça benefícios e bonificações
Por fim, bonificações ligadas a desempenho e benefícios – como um plano de previdência privada, por exemplo – também podem ser um diferencial na valorização. As opções de planos empresariais para empresas oferecem seguro de vida e plano de previdência pensados especialmente para atender às necessidades de colaboradores de empresas.