Depois das comemorações de fim de ano, vem o susto: uma fatura do cartão de crédito maior do que o esperado, as primeiras parcelas de impostos como IPVA e IPTU e, para quem tem filhos, a renovação da matrícula escolar. Tudo isso pode fazer com que você tenha um início de ano difícil, se não houver planejamento.
“As pessoas que estão desorganizadas vão precisar, inicialmente, cuidar dessa organização e saber avaliar quanto está entrando e saindo de dinheiro todo mês. Para isso, é preciso fazer o seu orçamento mensal para entender se há uma sobra de dinheiro e identificar se ele está justo. Ou seja, se tudo o que a gente gasta está igual ao que a gente recebe, ou se estamos precisando de um recurso extra para quitar algumas pendências”, comenta a planejadora financeira Luciana Fiaux.
Confira 3 dicas para começar 2018 com as finanças preparadas.
1 – Aprenda a anotar todos os gastos durante o ano
Para começar o ano com as finanças organizadas, a dica do economista e consultor do Sebrae, Sérgio Dias, é fazer uma planilha. “Separe os gastos obrigatórios, aqueles que você não pode deixar de realizar, tais como aluguéis, prestações, taxas de serviços essenciais, impostos, remuneração de empregados, mensalidades de colégio, condomínio, etc. Verifique se há saldo com relação a seus ganhos. Caso haja, considere esse saldo como o limite de seus gastos extras com as festas de fim e começo de ano.”
2 – Economize nas compras de fim de ano
Ser prudente com os gastos é a melhor forma de alcançar o equilíbrio financeiro. E lembre-se, nesta época do ano, tudo é pensado de forma para fazer o consumidor comprar mais. Procure por alternativas economicamente viáveis na hora de comprar os presentes. Seja criativo com os ingredientes da ceia de natal e não faça nada por impulso.
“Na hora de presentear, foque nos recursos disponíveis e procure tirar o maior proveito deles, ou seja, faça mais com menos. Independentemente da situação, o mais importante de tudo é sua atitude de querer presentear alguém de alguma forma”, pontua Dias.
3 – Guarde com segurança o seu 13º salário
Muitos trabalhadores recebem o 13º salário nesta época do ano. Ao ver o dinheiro extra na conta, a vontade é de utilizá-lo para comprar os presentes de fim de ano, fazer uma viagem com a família ou até mesmo renovar algum cômodo da casa. Mas tenha cautela e pondere se terá condições de arcar com as despesas de janeiro.
“Virada de ano é um período que temos muitos impostos para pagar e, para quem tem filhos, matrícula da escola, material escolar. Então, o 13º terceiro pode ser a salvação para não atravessar esse período com dívidas, pendências de impostos e parcelas de cartão de crédito para pagar”, conclui Fiaux.