Incentivar a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano da população para prevenir doenças no futuro. Esse é o objetivo da campanha “Mude1Hábito”, lançada em todo o país pela Unimed do Brasil, como parte das celebrações pelo Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. O foco é divulgar que substituições graduais na alimentação, o consumo de água, a prática de atividades físicas evitam a incidência de diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares e emocionais. A campanha pretende atingir 18 milhões de beneficiários, por meio da adesão voluntária, nas 347 cooperativas que atuam sob a marca Unimed.
Todo o material está disponível para o beneficiário no hotsite www.mude1habito.com.br. Lá, ele encontra sugestões simples para equilibrar a alimentação, começar uma atividade física, dormir melhor, usar menos internet e o celular, entre outros. Os conteúdos incluem textos didáticos, além de vídeos e depoimentos de quem conseguiu aplicar estas mudanças e hoje colhe os resultados benéficos em sua saúde.
Segundo o diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil, Darival Bringel de Olinda, a campanha está alinhada ao modelo assistencial “Atenção Integral à Saúde”, defendido pela Unimed do Brasil, que visa atenção primária, prioriza o cuidado coordenado e a intensificação da medicina preventiva por meio de ações que beneficiem a qualidade de vida. “Entendemos que a mudança, que se faz necessária tanto na saúde suplementar quanto pública, inicia-se com a prevenção e a mudança de hábitos”, explica.
Darival Bringel também cita um estudo científico da American Cancer Society que estabelece a conexão entre hábitos saudáveis e a redução do câncer e também da mortalidade por esta doença. No Brasil, isto pode ser comprovado por meio dos relatórios do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Um exemplo é o câncer de cólon ou reto que, de acordo com previsões do Instituto, pode ter atingido até 16.600 homens e 17.620 mulheres, no período de 2016 a 2017. As pesquisas do INCA mostram que a incidência da doença está relacionada diretamente ao estilo de vida dos pacientes: o maior número dos casos ocorre em regiões onde a população consome carne processada, carne vermelha, pouca quantidade de frutas, legumes e verduras – tudo isso aliado ao sedentarismo, sobrepeso, alto consumo de álcool e tabagismo.
A seleção dos hábitos saudáveis, sugeridos na campanha, surgiu de uma extensa pesquisa da Agência Heads sobre o comportamento dos brasileiros nas redes sociais. O estudo foi realizado com o suporte da ferramenta de pesquisa online Brandwatch para analisar variados posts e menções nas redes sociais sobre os hábitos que a maioria dos usuários gostaria de mudar.
Como aplicar a campanha durante o atendimento no consultório?
Darival Bringel acrescenta que a Unimed incentiva a aplicação dos fundamentos da Atenção Integral à Saúde nos consultórios. Segundo ele, a maioria dos pacientes segue as recomendações do seu especialista de confiança. “Sendo assim, é recomendável que o médico, independente da especialidade, reserve alguns minutos da consulta para fornecer orientações gerais sobre os hábitos saudáveis que podem auxiliar na boa recuperação e na prevenção de quadros clínicos.”
Em um primeiro momento, o foco da campanha era despertar o interesse de clientes e não clientes da Unimed por meio de mensagens sobre a mudança de hábitos. O conteúdo foi divulgado ao público interno em todas as cooperativas integrantes da marca Unimed. Paralelamente, também foram veiculadas algumas peças publicitárias externas, sem a utilização da marca, para que o público pudesse se identificar apenas com a proposta. “A partir dos resultados positivos desta ação, acreditamos que é possível enxergar uma oportunidade especial no que vem para aprimorar o relacionamento com os outros públicos de maneira próxima, específica e integrada”, afirma Darival.