Oito mulheres do Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), foram atendidas na Unimed Diagnóstico, no último dia 17, para a realização do exame de mamografia, como forma de prevenção ao câncer de mama. A iniciativa, realizada em parceria com o Núcleo Feminino Cooperativista, integra a campanha Saúde em Dia, que alerta sobre a necessidade de estar com os exames preventivos e as consultas periódicas em dia, integrando diferentes campanhas do calendário da saúde, dentre elas o Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama.
Antes da realização do exame, as idosas também passaram por uma avaliação médica. Segundo a coordenadora do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, Fabíola de Freitas Moraes, a ação teve a finalidade de beneficiar pessoas que têm menos acesso a recursos de saúde e que estão na faixa etária recomendada para fazer o exame.
“O exame de mamografia deve ser realizado periodicamente, pois faz parte da rotina de prevenção e cuidados com o corpo. Nossa parceria com o Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, já é duradoura. Em outras ocasiões, realizamos palestras de conscientização e exames preventivos para as mulheres acolhidas na instituição, inclusive com a doação de medicamentos para aquelas que apresentaram necessidade de algum tratamento“, destacou Fabíola de Freitas Moraes.
A gerente administrativa do Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, Cintia Melo Silva Gaspar, conta que as idosas ficaram felizes e ansiosas em poder fazer o exame. “As idosas têm necessidade de fazer o exame de mamografia e nem sempre é fácil agendá-lo. Como estávamos no Outubro Rosa, tentamos essa parceria com a Unimed Sul Capixaba, pois o Núcleo Feminino sempre nos ajuda“, afirmou.
Cintia Melo ressaltou ainda que a instituição promoveu uma palestra interna sobre a importância de se cuidar e houve a abordagem da mamografia, o que gerou a curiosidade entre as idosas. A própria saída do Lar de Idosos para a realização do exame já foi motivo de entusiasmo entre as senhoras. “Com a pandemia, elas precisaram ficar isoladas. Fazer este exame também foi considerado um passeio por elas, que quiseram cortar o cabelo, pintar as unhas e escolher uma roupa para o momento — para ficarem ainda mais bonitas e cuidarem da saúde“, completou.