A Seguradora do Sistema Unimed tem como um dos seus pilares fortalecer a inovação. Dentro deste princípio, foram investidos R$ 94 milhões na estruturação de projetos de tecnologia e inovação digital, entre 2018 e 2021. Um dos grandes destaques é o Data Lakehouse.
A Companhia é pioneira no mercado ao colocar em prática esse projeto. Ele possui uma moderna arquitetura de armazenamento de dados estruturados, como aqueles organizados em tabelas e bancos — ou mesmo não estruturados — como textos, imagens, vídeos ou e-mails.
A proposta é promover um armazenamento com o maior nível de proteção. No caso da seguradora, as diferentes áreas da empresa terão acesso somente ao que for necessário para a realização de cada processo, seguindo fielmente as diretrizes da LGPD, o que garante maior segurança ao aplicá-los nos negócios.
“A Seguros Unimed é a primeira seguradora no Brasil, segundo a AWS (Amazon Web Services, plataforma de serviços de computação em nuvem) a adotar um Data Lakehouse. Com essa prática, estruturamos nossas ações e passamos a ser reconhecidos, cada vez mais, como uma organização orientada a dados, também conhecida como datadriven”, comentou Wilson Leal, diretor de Mercado e Inovação da Seguros Unimed.
Parceria
O Data Lakehouse foi implantado em parceria com a Stormia, hub de inovação digital da Seguradora. “Para 2023, a nossa meta é ampliar a atuação da Seguros Unimed junto ao ecossistema de inovação aberta, que contempla startups, centros de pesquisa, instituições de ensino e outros hubs de inovação. Com esse propósito, contamos com a parceria do Unimed Lab, o hub de inovação da Unimed do Brasil, que nos apoia com oportunidades de capacitação e de conexão com startups e centros de pesquisa, como o programa 100-10-1, da 100 Open Startups”, afirmou Fábio Nogi, líder de Negócios a Stormia e superintendente de Odontologia na Seguradora.


















