Fazer a diferença na comunidade também faz parte dos pilares do cooperativismo. Na Seguros Unimed, essa preocupação vai desde a arrecadação e doações até a realização de ações educativas. Na última semana, a Seguradora deu início à Campanha Natal Solidário, convidando os colaboradores a apadrinhar uma criança atendida pela União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social (Unibes).
“Em 2021, arrecadamos aproximadamente 250 brinquedos. Agora, estamos mobilizando nossos colaboradores para ultrapassar esse número, alegrando esta data tão especial. Queremos presentear todas as crianças atendidas pela instituição, entre 6 e 12 anos. Nossas expectativas estão bem altas”, afirmou Liliane Jeanne Baldacci, diretora Executiva de Administração e Finanças da Companhia.
Diversão
A entidade, que trabalha com famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, tem apoio da Seguros Unimed há mais de cinco anos. Em outubro, inclusive, um time de voluntários, juntamente com a equipe da ONG Canto Cidadão, foi ao espaço proporcionar um Dia das Crianças repleto de brincadeiras e aprendizado, com o tema “Diversidade e Inclusão”. Mais de 200 meninos e meninas participaram da ação.
Capacitação
Ainda no último mês, a Seguradora levou treinamento teórico e prático de primeiros socorros aos professores, auxiliares, monitores, e demais profissionais — 40 pessoas ao todo. “Foi uma necessidade que eles pontuaram. Contratamos um fornecedor para apoiar, com acompanhamento de nossa assistente social”, disse a assistente social da Companhia, Sara Hernandez.
Sustentabilidade
Desde 2018, a Seguros Unimed também mantém a horta comunitária da Unibes, investindo anualmente no replantio e garantindo a revitalização do espaço. Os alimentos são aproveitados na refeição das crianças. “Na horta, são desenvolvidas iniciativas com foco em hábitos saudáveis e qualidade de vida, por meio de palestras, oficinas, plantio e colheita”, destacou Viviane Oliveira de Araújo, da área de Sustentabilidade.
Oportunidade
Além dessas iniciativas promovidas somente em outubro deste ano, a Companhia apoia um projeto de formação técnico-profissional de jovens dentro da instituição. Um total de 250 adolescentes, de 15 a 17 anos, se formam nos cursos oferecidos por meio de leis de incentivo, a cada semestre. Eles são preparados para o mercado de trabalho, com aperfeiçoamento e/ou qualificação.
“São atividades teóricas e práticas, com o intuito de possibilitar o ‘direito à profissionalização e a proteção no trabalho’, garantindo de forma digna a iniciação profissional deles. Damos oportunidade para o Programa Jovem Aprendiz, um trabalho em conjunto com a equipe Recrutamento e Seleção. No ciclo passado, foram cinco. Este ano, trouxemos 15 jovens”, ressaltou Viviane Araújo.