Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Novo Código de Ética proíbe a divulgação de “antes e depois” de nutricionistas e pacientes

Equipe Conexão por Equipe Conexão
10 de agosto de 2018
0
Novo Código de Ética proíbe a divulgação de “antes e depois” de nutricionistas e pacientes

Beautiful young brunette woman at doctor's office.

Share on FacebookShare on Twitter

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) elaborou, com a colaboração de conselhos regionais, profissionais e estudantes do ramo de todo país, um novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista para normatizar as novas regras. Além de abordar princípios, responsabilidades, direitos e deveres do nutricionista, o documento, que entrou em vigor no mês de junho deste ano, também apresentou reformulações que visam à proteção tanto dos profissionais quanto dos pacientes. Uma das medidas, no entanto, acendeu um grande debate entre os profissionais: a partir de agora, está proibida a divulgação das conhecidas fotos “antes e depois” do próprio profissional ou de seus pacientes. Elas são usadas comumente para atribuir resultados positivos quanto a assistência nutricional aos produtos, equipamentos e técnicas utilizados.

Segundo o CFN, essa determinação, apresentada no código 58 do documento, foi adotada com a justificativa de que os tratamentos podem não ter o mesmo efeito e resultado para os outros pacientes. Com isso, publicações desse tipo podem gerar expectativas erradas e até mesmo irreais em quem começa o tratamento, e oferecer riscos à saúde.

Beautiful young brunette woman at doctor’s office.

A prática é permitida, porém, apenas quando o próprio paciente autorizar, de forma espontânea, a divulgação das imagens e se estas não tiverem conotação apelativa – ou seja, deve ocorrer somente para reconhecer bons resultados sem promessas milagrosas. Além disso, o consentimento do cliente e o nome do nutricionista precisam constar na publicação. E ainda: quando o paciente decidir postar os resultados nas redes sociais, a recomendação é que o próprio nutricionista se desmarque ou peça que seu nome seja retirado da publicação.

O documento vetou também a indicação e associação da imagem do profissional de Nutrição com a intenção de divulgar marcas e produtos – como de suplementos nutricionais, fitoterápicos e equipamentos, e até mesmo serviços e empresas do ramo alimentício ou nutricional – para que o público não seja direcionado em suas escolhas. O Código, do mesmo modo, lançou luz sobre o uso da tecnologia como método de exercício da profissão e, apesar de ainda exigir que a avaliação e o diagnóstico nutricional sejam realizados presencialmente, adequou o exercício da profissão à realidade. Permitindo que a prescrição, a orientação e o acompanhamento sejam feitos de forma não presencial – em outras palavras, agora, os profissionais podem utilizar recursos online, como o WhatsApp ou o Facebook.

Para saber mais sobre o novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista e outros conteúdos, acesse o site do CFN por meio deste link.

Tags: antes e depoiscondutadivulgaçãoéticanormasNutriçãonutricionistaprofissãoRedes sociaisSaúdesaúde onlinewhats app
Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

Veja também esses posts

Helton Freitas propõe intercooperação como chave para avanço do Sistema Unimed

Apoio Logístico da Seguros Unimed recebe Prêmio Cliente S/A, como Líder em Operação de Call Center Interno

7 de julho de 2025
1.5k
Com coberturas adicionais, Pleno Ortodontia da Unimed Odonto agora pode ser contratado nas modalidades individual e familiar

Com coberturas adicionais, Pleno Ortodontia da Unimed Odonto agora pode ser contratado nas modalidades individual e familiar

16 de junho de 2025
1.7k
Janeiro Branco: programa de saúde mental da Seguros Unimed cresce 97% no número de participantes em 1 ano

Janeiro Branco: programa de saúde mental da Seguros Unimed cresce 97% no número de participantes em 1 ano

20 de janeiro de 2025
1.6k
5 hábitos saudáveis para prolongar a vida em mais de 10 anos

5 hábitos saudáveis para prolongar a vida em mais de 10 anos

15 de agosto de 2024
6k
Avançar post
Estudo indica possível ligação entre nível de condicionamento físico e risco de desenvolver demência em mulheres

Estudo indica possível ligação entre nível de condicionamento físico e risco de desenvolver demência em mulheres

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

por Time Conexão
11 de agosto de 2025
0
1.6k

O Prêmio Inova+Saúde 2025 chega à terceira fase, com a divulgação dos finalistas. Criada pela Seguros Unimed e organizada com...

Seguradora do Sistema Unimed conquista prêmio de Excelência em Serviços ao Cliente

Seguros Unimed lança solução completa com foco em profissionais da saúde

por Time Conexão
18 de agosto de 2025
0
1.6k

Um contrato, uma fatura e uma solução que proporciona três tipos de cuidado. Essa é a essência do novo produto...

Conexão InvestCoop: ‘Seguimos preparados para os novos desafios do setor’

Conexão InvestCoop: ‘Seguimos preparados para os novos desafios do setor’

por Time Conexão
5 de agosto de 2025
0
1.6k

O impacto da taxação das exportações brasileiras, a inovação tecnológica na análise de crédito e o movimento de fusões e...

Confira as palestras dos especialistas da Seguros Unimed na Convenção Técnica

Confira as palestras dos especialistas da Seguros Unimed na Convenção Técnica

por Time Conexão
4 de agosto de 2025
0
1.5k

Representantes da Seguros Unimed já estão na primeira Convenção Técnica Unimed, que foi aberta na manhã desta terça-feira (04), no...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed