Além de gratificante, empreender ações sociais em seu consultório ou clínica é uma ferramenta significativa para reforçar sua marca junto aos clientes, pacientes e sociedade em geral. Para tanto, é importante que o projeto em questão esteja alinhado à sua missão enquanto empresa.
Um ótimo exemplo de como isso pode ser feito na prática está no Sistema Unimed. “Em nossa Política Nacional de Sustentabilidade, consideramos que nossas ações devem contribuir para o fortalecimento das comunidades onde as Unimeds estão inseridas, por meio de programas e iniciativas de inclusão social, preservação e conservação do meio ambiente e valorização da cultura local”, resume Darival Bringel de Olinda, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil.
Por estar alinhado a questões sobre saúde, é natural que a atuação do Sistema esteja majoritariamente no pilar da Saúde Social. “Além das nossas próprias ações, temos iniciativas muito interessantes por todo o País administradas pelas Singulares. São diversas ações que contemplam a prática esportiva e cultural, a atenção à saúde, a capacitação e a responsabilidade socioambiental”, completa.
Uma das iniciativas originadas na Unimed do Brasil que se espalharam pelo território nacional foi o Programa Viver Bem, cujo foco é alimentação saudável e qualidade de vida.
“Esse programa é como um grande esqueleto, sendo que cada Unimed pode pilotar da forma que achar interessante. Na Seguros Unimed, decidimos focar em alimentação saudável”, conta Denise Novaes, especialista em sustentabilidade da Seguros Unimed.
Por aqui, tudo começou com algumas palestras na União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes), que atende crianças e adolescentes fora do horário escolar. “Depois da parceria com a Pé de Feijão (negócio social que promove hortas urbanas), entendemos que quanto mais lúdico e participativo, melhores os resultados junto aos alunos”, conta Denise.
Neste caso, os resultados que a especialista em sustentabilidade se refere não são em números. “Se você ver como as crianças falam sobre como aquilo faz parte da alimentação delas, vemos que a horta é um instrumento para que o comer saudável faça parte do dia a dia delas. Elas ficam interessadas, ajudam no preparo, divulgam as fotos. Entendemos que o resultado é a alimentação saudável sendo introduzida de uma forma quase despercebida. Esse é o impacto que podemos ver como positivo.”

O que sua clínica pode aprender com esses cases?
Envolvendo os colaboradores
Tanto na Seguros Unimed quanto no Sistema como um todo, a participação dos colaboradores e cooperados foi fundamental para que o projeto alcançasse os resultados desejados. Na Unibes, as hortas foram implantadas com ajuda de colaboradores voluntários, além de professores e alunos da instituição.
Já na Unimed do Brasil, existe uma ação de endomarketing para incentivar os colaboradores a recolher o máximo possível de donativos para ajudar ao próximo: a Liga Solidária Unimed.
“A gincana se dá entre as áreas que compõem a cooperativa. Durante o ano, são desenvolvidas diversas ações em datas especiais para motivar as doações, que variam de acordo com a ocasião. Ao fim do período, são computados os dados anuais e os departamentos que mais se destacam são premiados simbolicamente”, relata Olinda.
O sucesso dessas ações é nítido na vida de quem elas impactam. Em 2018, a Liga Solidária Unimed beneficiou quatro entidades sediadas em São Paulo (SP): Abrigo Bezerra de Menezes, Casa da Criança Betinho, Casa de Apoio Luz Divina e Centro Assistencial Cruz de Malta.
Alinhando as ações ao propósito da sua clínica
Esta sinergia é fundamental para que as iniciativas sociais tenham impacto na imagem da sua empresa do setor de saúde. Para tanto, um bom exercício é partir do seu propósito de marca. No caso da Unimed como um todo, é cuidar da saúde das pessoas – e este foi o ponto de partida.
“A gente quis trazer uma reflexão. Estamos acostumados a cuidar da doença, mas cuidar da saúde está nas nossas mãos diariamente, a partir das nossas escolhas. Entendemos que a alimentação tem um papel fundamental nas nossas escolhas e cuidados com a saúde”, justifica Denise.
Por isso, antes de partir em uma empreitada social, questione-se: qual é o propósito da sua marca?


















