Saber investir dinheiro com segurança e nas opções mais rentáveis é fundamental para grupos empresariais, como as cooperativas. Principalmente para aqueles que pretendem arriscar um pouco mais no mercado financeiro, procurar um Asset Management – empresa responsável por gerir os ativos dos clientes – pode ser uma boa opção.
“A principal vantagem é que, geralmente, o Asset Management é uma instituição que funciona de forma independente – diferente dos bancos, que podem indicar investimentos que, muitas vezes, são pouco rentáveis. Assim, essa empresa é responsável pela gestão de recursos e propõe a melhor opção de acordo com o perfil dos clientes. Mas é preciso analisar bem o portfólio antes de contratá-la para lidar com seus ativos”, comenta Cleber Zanetti, professor de finanças da IBE Conveniada FGV.
Asset Management como opção para empresas e cooperativas
Para entender como o Asset Management pode ser uma boa saída para as empresas, como clínicas e consultórios, ou mesmo cooperativas, é preciso saber como funciona o fluxo de trabalho. Optar por esse modelo significa delegar os investimentos aos gestores da carteira para que eles façam uma análise de risco e retorno, dentro do perfil do cliente, e, assim, decidam onde e como investir os ativos.
“Sendo assim, a gestora, por não estar atrelada a um banco, busca, entre todas as opções que se tem no mercado, qual delas é melhor nessa relação risco versus retorno. Quando se trabalha com recursos de outro, como é o caso de uma empresa ou cooperativa, deve-se buscar maximizar o resultado dentro dessa análise”, pontua Alcidiney Sentallin, professor de economia da IBE Conveniada FGV.
Neste caso, os ativos representam, além dos recursos em dinheiro (crédito ou saldo), sua estrutura, como máquinas e equipamentos. Para saber qual a melhor opção de investimento, é fundamental que a Asset pesquise a fundo o perfil dos empresários ou cooperados.
Antes de decidir investir, é preciso saber o seu perfil de investidor
Para que o investimento se dê da forma mais rentável possível, é preciso conhecer o perfil das empresas e dos cooperados, além do grau de conhecimento sobre o mercado financeiro. Assim, é possível saber o quanto se espera de retorno e o quanto os clientes são capazes de assumir os riscos da aplicação, principalmente se tratando de fundos de investimento.
“O principal destaque de um Asset é a possibilidade deles oferecerem uma gama maior de produtos, que vai além dos ofertados por uma instituição financeira tradicional. Os gestores procuram equacionar a relação risco e retorno que seja mais atrativa para o seu cliente. Além disso, oferta um custo menor e uma probabilidade de ganho maior, tendo em vista as grandes opções de mercado”, conclui Sentallin.

















