Uma cultura que incentiva a autonomia e o protagonismo dos colaboradores, na criação de novas soluções para a companhia, conduzindo esses desenvolvimentos como donos daquele novo produto, serviço ou negócio. Esse é basicamente o conceito do intraempreendedorismo, praticado na Seguros Unimed há dois anos.
“Anualmente, lançamos ‘Desafios de Inovação’ em busca de ideias que aceleram a inovação na empresa. É um programa no qual recebemos as ideias e selecionamos as melhores em cada fase. Elas vão sendo refinadas e testadas, até o estágio de aceleração”, disse Thiago Fontinhas, coordenador de Inovação do Stormia, hub da Seguradora.
De acordo com ele, intraempreender é empreender no CNPJ da empresa. E, desde que a Seguros Unimed implantou esse formato, quatro ideias foram aceleradas com resultados financeiros e estratégicos muito positivos. Outras duas estão em fase de expansão, e mais duas tiveram a extensão do piloto aprovado para se entender melhor os resultados.
“Em todas as fases, atuamos com treinamentos, mentorias e, principalmente, damos recursos e estrutura para que os times consigam evoluir nas soluções. A cada fase, o grupo passa por uma banca de avaliação”, destacou Fontinhas durante o painel “Como promover o Intraempreendedorismo“, no World Coop Management (WCM) 2024, em Belo Horizonte.
Além dos resultados financeiros e estratégicos positivos, o programa catalisa a transformação cultural. E esse, ressaltou o coordenador de Inovação do Stormia, é o grande objetivo da iniciativa, que nasceu para fortalecer a cultura ágil, inovadora, sustentável e centrada no cliente.