Para colaborar com a divulgação do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído em 21 de setembro de 1994, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Unimed Goiânia preparou um conteúdo informativo. O objetivo é chamar a atenção sobre o tema e proporcionar maior conhecimento dos beneficiários e pessoas interessadas. A cartilha será publicada no site da cooperativa.
No material é possível entender um pouco mais sobre os sintomas, fatores de risco, o que pode ser feito para reduzir as chances de se desenvolver a doença e o tratamento. Ele também aborda como o diagnóstico precoce é capaz de retardar seu avanço, possibilitando maior controle sobre os sintomas e proporcionando mais qualidade de vida, tanto ao paciente, quanto aos familiares dele.
“A Unimed Goiânia tem a preocupação de orientar e informar o beneficiário e sempre está atenta aos assuntos de relevância. Isso demonstra que estamos em sintonia, usando nossos canais de comunicação para informar sobre a prevenção de doenças antes mesmo de falar sobre o tratamento”, diz Diolindo dos Santos Freire Neto, Conselheiro de Administração da cooperativa.
Sobre o Alzheimer
Descrita pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer em 1906, trata-se de uma doença progressiva do sistema nervoso central, com causa ainda desconhecida, caracterizada pela demência do indivíduo — perda progressiva e gradual da memória e cognição que prejudica a funcionalidade e as atividades diárias. Ela acomete principalmente adultos a partir dos 65 anos de idade.
Dados
No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, são 50 milhões de pessoas. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população.