Apesar de estar cada vez mais presente e representativo em diversos setores, o cooperativismo ainda não é compreendido por boa parte da sociedade, mesmo entre aqueles que se beneficiam do sistema. Felizmente, existem muitos livros que mostram como ele funciona – desde leituras para quem está começando até aquelas voltadas para quem deseja se aprofundar.
Para reunir as melhores opções de livros, pedimos para duas autoridades em cooperativismo no Brasil darem suas indicações: Aramis Moutinho Jr., superintendente do Sistema Ocesp (Organização das cooperativas do Estado de São Paulo), e Fernando Fagundes, CEO da UNICRED do Brasil.
De Albino Gawlak e Fabiane Ratzke Gawlak (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop)
Como o nome indica, este livro é uma boa porta de entrada ao mundo do cooperativismo, pois mostra de forma simples e didática conceitos básicos do sistema. Pode ser encontrado gratuitamente na internet.
De Ênio Meinen e Márcio Port
Ser cliente de um banco não é a única opção: aqueles que se associam às cooperativas financeiras também se tornam donos. E quem deseja ingressar em uma dessas instituições precisa ter em mente seu papel. “Este livro destaca que o cooperado exerce três funções distintas dentro da cooperativa: ele é ao mesmo tempo dono, investidor e usuário da instituição”, diz Fagundes.
De Sigismundo Bialoskorski Neto
Leitura indicada para quem deseja entender como o cooperativismo se desenvolveu no Brasil. “Ele apresenta várias problemáticas que o mundo acadêmico vem estudando nas organizações cooperativas”, diz Moutinho Jr.
De Marcus Elidius Michelli de Almeida e Ricardo Peake Braga
Para Moutinho Jr., a maior contribuição deste livro é ajudar o leitor a entender as questões jurídicas que orbitam as sociedades cooperativas. “A lei maior do cooperativismo é de 1971, porém, alguns anos depois, em 1988, já tivemos uma nova Constituição em vigor. Então, em 2002, veio um novo código civil, onde foi apresentada uma visão jurídica das especificidades deste modelo societário de empresa”, justifica. Diante de tantas mudanças, quem deseja entender essas questões terá neste livro um bom manual.
De G. J. Holyoake
Conta a história sobre um grande marco do cooperativismo: o nascimento da primeira cooperativa de que se tem notícia. A leitura obrigatória narra a trajetória de 28 operários ingleses, em sua maioria tecelões que, em 1844, fundaram a “Sociedade Limitada dos Equitativos Pioneiros de Rochdale”. Disponível para download gratuito na internet.
De Abelardo Duarte de Melo Sobrinho e Marden Marques Soares
O objetivo do livro é mostrar detalhadamente como esse setor funciona. As informações são interessantes não apenas para os cooperados, mas também para profissionais que veem no cooperativismo de crédito uma saída para fazerem seu consultório ou clínica crescer. “Ele apresenta, com riqueza de detalhes, um diagnóstico do setor, tendo como fonte principal dados do Banco Central do Brasil”, aponta Fagundes.
De Franco Taisch, Alexander Jugmeister e Hilmar Gernet (edição)
Trata-se de um compilado de artigos científicos, selecionados no Congresso Internacional de Cooperativas ocorrido na Suíça, dentro da Universidade de Luzern. “São artigos de diversos estudiosos e pesquisadores que trabalham com o tema cooperativismo-cooperativa mundo afora, inclusive de um brasileiro, que trata da questão societária da organização cooperativa”, defende Moutinho Jr. Disponível para download na internet em inglês.


















