Se você se interessa por debater o cooperativismo ou produz trabalhos científicos na área, pode fazer a inscrição no 4º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Com o tema “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”, o evento tem como objetivo principal estimular estudos que aumentem a eficácia do sistema cooperativista.
Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – integrantes do Sistema OCB – o encontro será realizado entre 20 e 22 de novembro em Brasília (DF). As inscrições estão abertas para participantes e pesquisadores que desejem expor suas pesquisas.
“O tema dessa edição foi escolhido para garantir o alinhamento com discussões internacionais que envolvem pesquisas acadêmicas focadas no desenvolvimento cooperativista”, explica Geâne Ferreira, gerente de Desenvolvimento Social do Sescoop. O encontro tem o objetivo de criar um ambiente favorável à criatividade e experimentação e, assim, permitir o surgimento de novas ideias, capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável.
Davi Rogério de Moura Costa, professor da FEA-RP/USP e coordenador do Observatório de Cooperativas, explica que, como organizações econômicas de cunho social, as cooperativas se destacam como alternativas econômicas que contribuem com o desenvolvimento sustentável local e regional. Daí a importância de discutir suas potencialidades e caminhos. “O aumento de dados, informações e pesquisas sobre o cooperativismo podem tanto esclarecer o seu papel na sociedade e negócios do País, quanto contribuir para a sua disseminação, fortalecimento e evolução.”
O evento prevê, ainda, a elaboração de uma agenda de pesquisa nacional sobre o tema, que será construída a partir da interação das pessoas que vivem a realidade do cooperativismo e a comunidade acadêmica que se propõe a pesquisá-lo.
Inscrições de artigos
As inscrições no EBPC são gratuitas, seja para participantes ou pesquisadores. Participantes podem se inscrever até 19 de outubro. Já quem deseja apresentar trabalhos para análise do Comitê Científico deve enviá-los até 6 de julho. Cada autor poderá submeter até três artigos e a quantidade de autores por artigo não deve ser superior a cinco. A apresentação pode ser oral ou em pôster. Para mais informações, acesse o site do evento.
Eixos de discussão
Os debates serão divididos em quatro eixos temáticos, que direcionarão o evento. São eles: Identidade e Educação, Quadro Legal, Governança e Gestão e Capital e Finanças.
Para elegê-los, a organização levou em consideração os temas do “Plano de ação para uma década cooperativista”, elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em 2013. “A relação entre cada um desses eixos com o papel das cooperativas na inclusão e no desenvolvimento de negócios responsáveis permitirá destacá-las como um modelo diferenciado e que deve ser estimulado”, finaliza Geâne.


















