Tudo o que você precisa em um único lugar. A ideia parece utópica, mas já é uma realidade quando se fala em desenvolvimento de tecnologia para celulares, mais especificamente dos super aplicativos. Ferramentas desenvolvidas para congregar funcionalidades e produtos, esse tipo de tecnologia tem se tornado cada vez mais atrativa para o mercado e os consumidores, pois permite aliar a maior conveniência com o menor consumo de pacotes de dados de internet. Um exemplo de super aplicativo é novo app da Seguros Unimed, disponível para os dispositivos com sistema Android e IOS, lançado em outubro deste ano.
Os aplicativos consomem mais da metade do tempo da vida digital das pessoas. A abertura promissora desse mercado fez catapultar a oferta de ferramentas do gênero nas lojas dos sistemas operacionais. A oferta de aplicativos cresceu na última década, mas o engajamento nessas plataformas não seguiu o mesmo movimento. De acordo com uma pesquisa feita pela Appboy, só uma em cada quatro pessoas retorna a um aplicativo no segundo dia depois de realizar o download. No Brasil, quando a instalação é motivada por uma campanha, a taxa de desinstalação nos sistemas operacionais Android chega a 51%, revelou uma pesquisa da AppsFlyer.
Os super aplicativos surgem como uma evolução diante dessa incompatibilidade entre demanda e oferta. O primeiro e mais famoso deles é o WeChat, da China, que nasceu como um aplicativo semelhante ao WhatsApp, contudo foi incorporando funções. Hoje, por meio dele, é possível pagar contas, comprar passagens de trem, reservar hospedagens em hotéis, pedir alimentação, ler notícias e jogar online. O WeChat tem um bilhão de usuários ativos. A tendência é global e empresas como Rappi, Amazon e Facebook estão mirando o mercado de superapps.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Google apresentada em agosto deste ano, os superapps ainda são desconhecidos por 80% da população. O mercado nacional é, entretanto, promissor. A mesma pesquisa revelou que 46% dos entrevistados se mostraram dispostos a baixar um superapp, depois de ter acesso ao conceito. Dois em cada dez topariam fazer um download imediato após a explicação. Para 30% dos brasileiros, a maior vantagem é ganhar espaço na memória do celular. O levantamento evidenciou que as funcionalidades mais procuradas pelo usuário em um superapp são as trocas de mensagens, serviços de compra, serviços de delivery, compras de passagens aéreas e agendamento de consultas médicas.
No Brasil, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2017, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a principal forma de navegação na web no Brasil já é pelo celular. Porém, ela acontece de maneira desigual, pelos obstáculos econômicos. Dos entrevistados pelo Cetic.br, 27% tinham dificuldade em pagar pelos pacotes de dados. Oito em cada 10 brasileiros, estima a Global Mobile Consumer Survey, estouram o pacote ao fim do mês. Por isso, os superapps se tornam atrativos maiores para o mercado local.
A plataforma lançada pela Seguros Unimed converge a navegação pelos aplicativos Guia Médico e Reembolso e incorporou funcionalidades como solicitação e acompanhamento de autorização, download de relatórios e os serviços de produto Serit. A ferramenta reduz a necessidade de entrega de documentos em pontos físicos para procedimentos como solicitação de reembolso e desburocratiza outras atividades. A ferramenta, que terá melhorias constantes, prevê a incorporação de novas ações, como a criação de um chat ligado ao WhatsApp. O aplicativo está alinhado com a estratégia de inovação tecnológica da Seguros Unimed.

















