A imunização é a medida mais eficaz na prevenção de doenças, além de ser um excelente meio de minimizar a ocorrência de endemias e epidemias, como o caso da erradicação da varíola, na esfera mundial, e da poliomielite, no Brasil. O grande sanitarista Oswaldo Cruz empreendeu no Brasil uma obra saneadora que se converteria num dos episódios mais importantes da história da saúde pública mundial, ele promoveu um modelo de ação para a vacinação, que depois inspirou o Programa Nacional de Imunização (PNI).
As vacinas do programa ficam disponíveis a todos nos postos ou com as equipes de vacinação. Apesar da dificuldade da implementação no Brasil, devido a extensão geográfica, essa é um promotor de igualdade. O Programa Nacional de Imunização (PNI), recomenda as seguintes vacinas para os profissionais de saúde:
- Hepatite B – três doses;
- Triplice viral (sarampo, caxumba e rubéola/MMR) – dose única;
- Febre amarela;
- Influenza – dose anualmente;
- Difteria – três doses com reforço a cada 10 anos;
- Tétano – três doses com reforço a cada 10 anos;
- Varicela – indicada para profissionais que atuam em determinadas áreas da saúde;
- Covid 19 – duas a três doses;
No caso do cirurgião-dentista, a hepatite B é uma das doenças ocupacionais infecciosas mais importantes. Exposições percutâneas ou de mucosas ao sangue e fluidos corporais de indivíduos infectados pelo HBV representam a principal fonte de transmissão ocupacional, já que gotículas de sangue são suficientes para transmitir a infecção. O HBV também está presente em fluidos, como a saliva, que também podem ser transmissores. Além disso, ele pode sobreviver mais de uma semana no sangue seco em temperatura ambiente e é resistente a detergentes comuns e álcool. Vale ressaltar que a vacina contra a Hepatite é citada na Norma Regulamentadora – NR32 como obrigatória para o profissional de saúde, e também está disponível nos Centros de referências para imunobiológicos especiais.
A imunização é uma aliada importante no controle e prevenção de infecção, principalmente para os profissionais que trabalham em serviços de saúde e que estão em constante exposição de doenças contagiosas. Os benefícios da imunização incluem a proteção individual, a interrupção da disseminação de doenças infecciosas, além da proteção indireta de pessoas não vacinadas da comunidade para algumas doenças.
No dia 09 de junho, comemorou-se o Dia Nacional da Imunização, e vale lembra da importância da imunização dos profissionais da Odontologia, que estão expostos, indireta e/ou diretamente, a diversos microrganismos, que podem gerar quadros de infecção. Portanto, é de suma importância que os profissionais recebam orientação e se vacinem.