O surto de Influenza registrado em vários pontos do país também impactou na busca dos beneficiários da Unimed Vale do Aço por assistência médica. Nos últimos dias, cresceu o número de pacientes que passaram pelo Pronto Atendimento do Hospital Metropolitano Unimed (HMU), relatando sintomas respiratórios e gripais. Houve também um aumento considerável de novos casos de Covid-19, bem como um crescimento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
“Nos primeiros 6 dias do ano, já tivemos mais casos novos de coronavírus do que o acumulado de dezembro de 2021. Aumentou também o número de pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave e a ocupação dos leitos de UTI, na maioria dos casos não relacionados à Covid, em pacientes idosos ou com graves comorbidades. É um alerta que precisamos manter as medidas de proteção e o uso de máscaras, bem como avançar na vacinação”, disse Gustavo Machado Barcelos, diretor Técnico do HMU.
Estrutura
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a cooperativa alterou sua estrutura para melhor atender aos beneficiários. Além do pronto-atendimento para especialidades como obstetrícia, pediatria, ortopedia e clínico geral, foi implantado um PA exclusivo para pacientes com sintomas respiratórios. Nele, além de passarem por avaliação médica, os beneficiários são submetidos ao teste de swab.
Para atender a maior demanda de pacientes gerada pelo atual surto, algumas mudanças foram implementadas no HMU. “O pronto atendimento do Hospital Metropolitano Unimed está sobrecarregado, por isso reforçamos as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório para atendimento dessa demanda. Ainda assim, estamos enfrentando um tempo de espera longo”, acrescentou o médico.
Unidade exclusiva
No Núcleo de Atendimento do bairro Bom Retiro, a Singular implantará um ambulatório exclusivo para os pacientes com sintomas respiratórios agudos, que contará com atendimento médico e posto de coleta de exame de Covid-19. O horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.
A central de atendimento para os clientes com quadros respiratórios funcionará preferencialmente por WhatsApp, pelo número (31) 2109-8668. Por meio deste canal, o paciente pode agendar teleatendimento — com avaliação de sintomas, solicitação e marcação de exames, emissão de atestados, entre outros —, coleta de exame e marcação de consulta eletiva preferencial, diminuindo o tempo de espera nos pontos de atendimento.