Profissionais necessitam redobrar os cuidados na hora de compartilhar conteúdos que podem impactar de diferentes maneiras a vida das pessoas
Além de oferecer entretenimento, lazer e conhecimento, as redes sociais são ótimas para colocar produtos e serviços em evidência. Não é à toa que os profissionais da saúde também têm recorrido a elas para se aproximar dos pacientes.
No entanto, quando o assunto é se apropriar do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para compartilhar conteúdos de saúde, o cuidado deve ser redobrado.
Você sabe quais são as práticas permitidas e as que devem ser evitadas por médicos nas redes sociais? Nós selecionamos as principais orientações para te auxiliar a manter o foco na qualidade dos atendimentos e no bem-estar do público.
O que você publica gera diferentes impactos nas pessoas
O que é prioridade na hora de compartilhar um conteúdo médico nas redes sociais, sua excelência profissional ou quantidade de likes e alcances que ele pode gerar? Se a resposta for a primeira opção, você está no caminho certo.
O foco de um médico que marca presença nesses canais de comunicação deve ser nas informações verdadeiras e benéficas aos potenciais pacientes. Dessa forma, seu perfil deve traduzir 2 pilares: saúde e segurança.
Na prática, isso significa reconhecer, em primeiro lugar, que suas ações podem afetar negativamente outros colegas de profissão e, principalmente, pessoas leigas. Afinal, o conteúdo médico tende a ser um potencial elemento formador de opinião.
O que você diz e sugere pode, portanto, ser interpretado como uma regra por algumas pessoas. Por isso, é fundamental usar o bom senso e manter o posicionamento correto em relação à ética, conduta profissional e publicidade.
O que o médico não deve fazer nas redes sociais
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o objetivo do uso de meios de comunicação por médico deve ser pautado na educação e esclarecimento do público a respeito de determinado assunto.
Em outras palavras, conteúdos sensacionalistas e de autopromoção são vetados. A divulgação deve sempre focar nos conteúdos com comprovação científica e que sejam de interesse público.
Dessa forma, não é permitido fazer publicidade de procedimentos com o objetivo de se promover em detrimento de outros profissionais. Também não é possível tratar de temas que não possuem comprovação científica.
O médico nas redes sociais não deve prometer sucesso de tratamento sem comprovação científica. Ele também não pode diagnosticar e prescrever tratamentos e medicações via comentários e interações nos stories.
Compartilhar imagem de pacientes para divulgar tratamentos também não é permitido. Por fim, você não deve ofertar serviços por meio de sorteios, cupons, entre outros recursos.
Além dos que mencionamos, existem outros elementos a respeito do que não fazer nas redes sociais. Para ter acesso às orientações, basta acessar o site do CFM.
Por que todo médico deve ter uma consultoria médica e jurídica
Práticas que podem ser adotadas por médicos nas redes sociais
Se você pretende participar das redes sociais como médico, é importante desvincular o perfil pessoal do profissional. Tome cuidado com juízos de valor e separe crenças pessoais de dados científicos.
Lembre-se de que, a partir do momento em que nos expomos, estamos sujeitos a receber críticas e reclamações. Esteja preparado para isso e evite discussões que fujam das normas de conduta que podem prejudicar seus pacientes e sua carreira.
O importante é estar sempre aberto ao debate, mas sem deixar de lado a empatia e o bom senso. Procure resolver casos mais delicados em conversas privadas e por meio de canais mais formais.
Foque em conteúdos que podem ajudar as pessoas a serem mais saudáveis fisicamente e psicologicamente. Benefícios de alimentação saudável, prática de exercícios e formas de prevenir doenças são exemplos de bons temas.
Você tem como aliada uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos positivos com pacientes e demais profissionais da saúde. Se usar com responsabilidade, os resultados podem ser positivos e promissores. Acesse o Blog da Seguros Unimed para ter acesso a outros conteúdos de qualidade como esse.