Ao abrir uma clínica ou consultório, é primordial ficar atento às questões de segurança. Com todo o investimento em estrutura e equipamentos caros, os gestores devem buscar mecanismos para proteger seu negócio e evitar prejuízos.
“A prevenção é a melhor defesa. Com essa visão, é importante traçar estratégias e adotar medidas eficazes de segurança para garantir a integridade do patrimônio, o bem-estar dos funcionários e clientes”, diz Mariana Maaze, diretora de marketing da Verisure Brasil.
Como manter o ambiente seguro
Segundo Maaze, algumas medidas básicas podem funcionar em todas as empresas, independente do tamanho.
Treinar os funcionários: todos os colaboradores devem passar por um treinamento com técnicas para aprender a identificar situações de risco, lidar com movimentos suspeitos, garantir as melhores técnicas para abertura e fechamento da clínica;
Organizar o espaço: os móveis devem estar posicionados de maneira que os funcionários possam ter uma visão ampla de tudo que está acontecendo ao redor. Além disso, mantenha objetos de alto valor guardados;
Reforçar portas e janelas: considere trocar as fechaduras, instalar travas, colocar grades, cadeados e correntes. No entanto, é interessante ter um sistema de segurança monitorada e se a clínica tem área externa, vale a pena acrescentar uma cerca elétrica;
Atenção os arredores: os funcionários devem ficar atentos ao movimento nos arredores e avaliar a presença de pessoas estranhas. Alterar a rotina também é uma forma de prevenção.
Quando se pensa em segurança, o item mais comum é o monitoramento por câmeras. Entretanto, Maaze recomenda os sistemas que incluem alarme com serviços de proteção 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Os sensores detectam a invasão e disparam alarmes de alta potência. Já as câmeras gravam imagens e enviam para uma central de monitoramento, responsável pela verificação do material e o acionamento imediato da polícia. Além disso, permitem a comunicação direta com a central de segurança, oferecem aplicativos de monitoramento remoto para armar ou desarmar o alarme, controlar o acesso e solicitar fotos”, explica.
O seguro empresarial para clínicas é outra opção que pode ser considerada pelos gestores. Existem coberturas para roubo de bens, roubo de valores, incêndio, alagamentos, responsabilidade civil, entre outros que vão garantir o funcionamento do negócio em caso de eventualidades. A Seguros Unimed oferece alternativas para proteger seu patrimônio. Saiba mais sobre nosso seguro empresarial.
Proteja os dados dos seus pacientes
Todos os dias deixamos informações pessoais com empresas sem qualquer garantia de proteção. Para se ter uma ideia, 60% dos brasileiros já sofreram vazamento de dados ou conhecem alguma pessoa que passou por isso, segundo a pesquisa da IBM conduzido pelo The Harris Poll.
Contudo, os problemas relacionados à privacidade e à segurança das pessoas podem atenuar com a Lei 13.709, denominada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020 e estabelece regras para evitar o vazamento de informações privadas.
“A lei obriga as empresas a garantir a segurança da informação, justificar os motivos de manter os dados dos clientes e fornecedores por meio da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) que será responsável pela regulamentação e fiscalização da LGPD”, explica Eduardo Savino Gomes, especialista em tecnologia da inteligência da Fecap.
Gomes ainda indica alguns mecanismos para garantir a segurança da informação como, um bom firewall – software para proteger a rede interna da clínica; sistema de backup diário e mensal; antivírus eficiente e senhas para acessar os dados.
“Uma clínica possui dados altamente sensíveis dos seus pacientes, todo o histórico de consultas e exames que não podem ser perdidos e nem vazados. A segurança da informação deve ser uma das principais políticas de uma clínica”, conclui Gomes.