Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Espaço do Médico
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão e Finanças
  • Cooperativismo
  • Notícias
  • + Conteúdos
    • Covid-19
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Saúde
  • Espaço do Médico
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão e Finanças
  • Cooperativismo
  • Notícias
  • + Conteúdos
    • Covid-19
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home COVID-19

A situação atual da ciência no Brasil

Gonzalo Vecina por Gonzalo Vecina
11 de agosto de 2021
0
Share on FacebookShare on Twitter
Tempo de leitura: 3 minutos(Atualizado em: 11 de agosto de 2021)

*Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Seguros Unimed.

 

O Brasil enfrenta o desastre da pandemia e se pergunta onde estão as vacinas. Não as compramos e temos dificuldades para produzi-las. A FIOCRUZ que fez um acordo de transferência de tecnologia com a universidade de Oxford e conseguiu recursos doados para atualizar uma fábrica, está na fase de produção de lote piloto e deverá estar em condições de entregar seus lotes a partir de setembro. O Butantã deverá ter uma fábrica multipropósito pronta em fevereiro onde poderá produzir a Coronavac e outras vacinas, como contra a hepatite B e a difteria que deixaram de ser produzidas por falta de atualização em suas fábricas. A nova fábrica também contou com doações para ficar pronta.

A ciência brasileira neste delicado momento está de joelhos. O procurador geral da república pede a censura do professor Conrado Hubner, docente da Faculdade de Direito da USP, devido a uma crítica que ele publicou sobre a falta de atuação da PGR diante da ineficaz ação do governo no combate à pandemia. O ex-reitor da UFPE, Pedro Hallal, manifestou sua contrariedade com a não observação da lista de candidatos a reitor e foi chamado pela Corregedoria que impôs silêncio a ele. 

Vivemos um clima de censura nas universidades federais. Dos 69 reitores, 19 que tiveram mandatos vencidos não tiveram as listas tríplices respeitadas pelo MEC e pelo presidente, incorrendo em grave desrespeito à autonomia das universidades.

Os recursos da ciência são, em 2021, 29% inferiores a 2020, mas pior é que 48% do que deveriam estar disponíveis, estão contingenciados. Também neste ano, o complexo CNPQ/CAPES, financiará apenas 13% das bolsas de pós-graduação stricto sensu. Para os atuais ocupantes do poder, bolsistas não produzem ciência. Os ignorantes que ocupam posições na ciência e tecnologia e na educação não têm ideia de como o conhecimento é produzido.

Os orientadores têm linhas de pesquisa e aceitam alunos que desenvolvem e publicam suas pesquisas, que disseminam esses conhecimentos e fazem o ciclo da ciência rodar. Conhecimento gera conhecimento, e a partir disso temos a produção de inovações e produtos que se transformam em valor para a sociedade. É assim no mundo inteiro. Aqui, esse ciclo está interrompido. 

A plataforma Lattes que registra a produção intelectual de todos os cientistas brasileiros, um instrumento fundamental da nossa ciência, está fora do ar. O computador do CNPQ que a hospeda teve queimada uma placa mãe e a máquina está inoperante, sem previsão de quando ou se voltará a operar.

Enquanto a Alemanha investe 3,1% do PIB em ciência e tecnologia e a Coreia do Sul, 4,6%, o Brasil investirá, neste ano, 1,2%, apenas. Mas o fundo eleitoral para os partidos gastarem nas eleições de 2022 passou de 2 bilhões para 5,7 bilhões de reais.

Em Minas Gerais, a UFMG desenvolveu uma vacina de partícula proteica contra o Sars-Cov-2 muito promissora nos estudos pré-clínicos. Teve que mandar fabricar os lotes-piloto para realizar a fase clínica nos EUA por 33 milhões de reais e em uma quantidade suficiente apenas para os estudos de fase 1 e 2. Não deu para correr o risco de já encomendar o produto para a fase 3. Como estão associados com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), o governo de Minas Gerais está pagando a pesquisa. Esses estudos são muito caros. 

Não é por outra razão que o laboratório alemão que desenvolveu a vacina da Pfizer, buscou uma associação com um conglomerado empresarial americano. Os estudos da fase 3 da vacina mineira devem custar 300 milhões de reais e não há quem pague. Se a vacina passar nas fases 1 e 2, será uma proposta muito boa, mas sem perspectiva de realização da fase 3, e pior – se aprovada – não terá uma fábrica nacional.

A Versimune da USP de Ribeirão Preto, em associação com uma empresa privada, a Farmacore, está tendo seus estudos clínicos financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Tanto a vacina da USP/RP, como a do Butantã são muito promissoras – sabemos fazer vacinas, temos cientistas formidáveis, mas falta investimento e suporte.

Precisamos de vacinas?

Sem dúvida, ainda temos que vacinar a população com menos de 18 anos e, como em todo o mundo se está constatando, teremos que aportar doses de reforço para todas as vacinas até aqui utilizadas, que estamos chamando de terceira dose. E talvez tenhamos que mudar a formulação das vacinas atuais para responder de maneira adequada às prováveis futuras mutações do vírus.

Para que serve investir em Ciência e Tecnologia? Hoje estamos chegando a 550 mil mortos. Parte substancial desses mortos seriam evitados se tivéssemos começado a vacinar em volume adequado em janeiro. Em vez de 4 milhões de doses como fizemos, o correto seria 70 milhões como teríamos condição de fazer, se tivéssemos vacinas. Para isso, deveríamos ter comprado vacinas da Pfizer quando oferecidas pela indústria em mais de 50 e-mails ao país ou deveríamos ter investido em ciência e desenvolvido nossas próprias vacinas. 

Temos três vacinas em fase pré-clínica e outras 12 em estudos pré-clínicos. Mas nos faltam políticas públicas de financiamento de pesquisas no Brasil neste momento. Que triste situação a nossa, com tanta riqueza ao alcance das mãos, somos e estamos cada vez mais miseráveis por nossa própria culpa.

Posts relacionados
Quarta dose da vacina contra a covid-19 reforça anticorpos; tire dúvidas
Quarta dose da vacina contra a covid-19 reforça anticorpos; tire dúvidas

Em março, o Ministério da Saúde anunciou a recomendação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 para a população Leia mais

Vacinação do profissional
Vacinação do profissional

A imunização é a medida mais eficaz na prevenção de doenças, além de ser um excelente meio de minimizar a Leia mais

Tags: ciência brasileiraCovid-19PandemiapesquisasVacinação
Gonzalo Vecina

Gonzalo Vecina

Médico formado na FM Jundiaí em 1977, mestre em Administração pela EAESP/FGV em 1986. Professor assistente da FSP/USP desde 1988. Fundador e presidente da Anvisa de 1999 até 2003. Secretário municipal de Saúde de São Paulo em 2003/2004. CEO do Hospital Sírio-Libanês de 09/2007 até 01/2016. Atualmente, dedica-se a atividades docentes na USP, no mestrado profissional da FGV e participa de alguns conselhos – Conselho Consultivo da Cristália, do Horas da Vida, da Fundação Faculdade de Medicina da USP, Conselho da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Coautor, com Ana Malik, do livro Gestão em Saúde, da editora GEN, já na segunda edição. Participa de palestras e consultorias sobre gestão em saúde e P&D&I.

Veja também esses posts

ESPIN – Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional – revogada!

ESPIN – Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional – revogada!

27 de abril de 2022
1.6k
Mulher de máscara cirúrgica olha para a câmera sobre um fundo cinza e bege.

Pós-covid: estudo mostra prevalência de depressão e estresse pós-traumático

24 de março de 2022
1.5k
Homem de máscara cirúrgica e blusa vinho olha para a câmera sobre um fundo branco e bege

Haverá uma quarta dose no Brasil para idosos e população em geral? Entenda.

7 de fevereiro de 2022
1.6k
Mulher de máscara cirúrgica olha para a câmera e cruza os dados sobre um fundo azul e branco

Entenda a importância da reabilitação para pacientes pós-covid

14 de janeiro de 2022
1.6k
Avançar post
Diversidade e inclusão: 5 vantagens para o negócio

Diversidade e inclusão: 5 vantagens para o negócio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

por Time Conexão
5 de janeiro de 2021
0
43k

Cerca de 350 mil norte-americanos apresentaram parada cardíaca respiratória (PCR) não traumática extra-hospitalar (PCREH) e foram atendidos pelos serviços médicos...

7 tipos de exercícios físicos de até meia hora que você pode encaixar na rotina

7 tipos de exercícios físicos de até meia hora que você pode encaixar na rotina

por Time Conexão
16 de julho de 2019
2
35.3k

Mexer-se o máximo que puder ao longo do dia já é de grande ajuda para o corpo – isso inclui...

imagem ampliada de pessoa coçando o pulso em um fundo cinza com moldura vermelha

O que é Dermatite Crônica: como cuidar da doença inflamatória

por Time Conexão
17 de fevereiro de 2021
0
31.7k

O surgimento de novas terapias para o tratamento de dermatite crônica pode trazer mais qualidade de vida e conforto para...

homem com máscara em frente a fundo vermelho e cinza

Principais causas de morte no Brasil: o que revelam os dados

por Charles
18 de agosto de 2021
0
14k

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardíacas são a principal causa de mortes nos últimos 20...


(Atualizado em: 28 de maio de 2021)

Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Saúde
  • Espaço do Médico
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão e Finanças
  • Cooperativismo
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Covid-19
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed

Só mais um minutinho

Selecione seus temas preferidos:






 

Receba as novidades diretamente em seu e-mail

Seguros Unimed